O presidente do diretório estadual do PT no Piauí, João de Deus, disse em entrevista à TV Cidade Verde que o diretório nacional do partido prefere que a participação do partido nas chapas majoritárias na disputa eleitoral de 2026 priorize uma vaga no Senado Federal.

Ele justifica que, nacionalmente, o presidente Lula tem enfrentado desafios no Congresso Nacional – que congrega a Câmara dos Deputados e o Senado – e que, em especial, entre os senadores, estão o maior desafio. Ele acredita que o PT deve priorizar a vaga do Senado em detrimento da de vice-governador, que tem sido discutida nos últimos dias.

“A estratégia do partido a nível nacional é ampliar os espaços dentro do Senado. Todos nós sabemos que o presidente Lula nesse terceiro governo tem tido muita dificuldade na aprovação de projetos importantes naquela casa, especialmente no Senado porque há um tensionamento no sentido de modificar a Constituição e mudar leis”, explicou.

Sobre a discussão da probabilidade do PT também indicar o cargo de vice- governador, o presidente do diretório estadual disse que defende que haja primeiro uma discussão interna e, em seguida, um debate que agregue as forças políticas que apoiam o governo Rafael Fonteles.

“Esse debate está acontecendo, passa por um diálogo com o governador e outros líderes, nosso ex-governador e hoje ministro Wellington Dias, são muito importantes hoje na montagem da estratégia para as eleições que se aproxima. Mas a gente precisa primeiro debater internamente, a minha tese é que, a partir daí, dialogar com outras forças que são parceiras nossas. Temos o MDB, como líder principal o senador Marcelo Castro que é o presdiente do partido e o nosso vice-governador [Themistocles Filho], e o  presidente do PSD [Julio Cesar], as duas forças mais importantes, juntamente com o PT, que dão sustentação ao governo Rafael Fonteles”, citou.

Cidade Verde