Na última sexta-feira (07) a Secretária de Educação de Picos, Francisca Mary, recebeu na sede da Secretaria, representantes do SEBRAE de Picos. Na ocasião foi apresentado o Programa Nacional de Educação Empreendedora, que tem diversas finalidades, dentre elas fomentar a cultura empreendedora nos ambientes escolares.

Segundo Ana Clara Gonçalves, Gestora do Programa Educação que Transforma, da Regional de Picos, esse programa tem como objetivo levar o empreendedorismo para as instituições de ensino em todos os níveis de educação.

“Desde a educação básica, ensino médio, ensino de jovens e adultos, técnico, profissionalizante e ensino superior. Também visa capacitar os profissionais da educação. Esse programa vai atuar junto as escolas municipais em parceria com o município para disseminar a cultura empreendedora no ambiente escolar, visando estimular os alunos para que eles desenvolvam competências e habilidades empreendedoras”, explica.

Ana Clara ainda explica que esse programa visa não só capacitar os alunos, como também professores. “Temos cursos presenciais e online com foco no desenvolvimento de competências empreendedoras e temos também o reconhecimento de boas práticas, realizando premiações para reconhecer as melhores práticas em educação empreendedora”, destaca.

O programa também atua nas escolas através do Projeto Agente Local de Inovação (ALI). Essa ação atuará em 15 escolas de Picos da zona urbana e rural, levando inovação para as escolas e facilitando a integração das práticas educacionais nas escolas.

Por: Isael Pereira / Ascom