O Ministério da Gestão divulgará nesta terça-feira (4), às 10h, os resultados finais, as listas de aprovados e de convocados para realização de cursos de formação no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”.
Para o bloco 8, dos cargos de nível médio, essa lista será a definitiva. Já no caso das vagas de nível superior, dos blocos de 1 a 7, outras classificações ainda serão divulgadas ao longo do mês.
Os resultados estarão disponíveis na área do candidato, que fica dentro do site da Cesgrario, banca que organizou o concurso.
Os candidatos poderão consultar seu desempenho individual para cada cargo em que se inscreveram. Além disso, serão divulgadas 173 listas de classificação, organizadas por cargo e bloco, permitindo que os participantes vejam sua posição em relação aos demais concorrentes.
Serão publicadas ainda as listas de convocação para os cursos de formação, detalhando os selecionados para cada cargo que exige essa etapa adicional. Essas informações são essenciais para que os candidatos possam acompanhar seu desempenho e os próximos passos do processo seletivo.
Até então, o resultado final do CNU estava previsto para sair no dia 11 de fevereiro, depois de ser adiado por uma decisão judicial que reintegrou ao concurso cerca de 32 mil candidatos que haviam sido eliminados. (leia mais abaixo)
No CNU, os candidatos fizeram uma única prova para concorrer a quantos cargos desejassem dentro de uma mesma área de atuação (bloco temático). E, na hora da inscrição, deveriam ordenar a sua preferência entre as carreiras selecionadas.
Como serão os cursos de formação
Carreiras com curso de formação no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) — Foto: Reprodução/Youtube
Ao todo, 2.305 candidatos serão aprovados para as vagas imediatas das nove carreiras do CNU que exigem essa etapa (veja a imagem acima) e devem manifestar interesse em participar dos cursos, da seguinte forma:
- No dia 4 de fevereiro, será divulgada a 1ª lista de classificação do concurso, e os participantes aprovados terão até o dia 5 para confirmar, na área do candidato, o interesse no curso de formação, etapa obrigatória para assumir o cargo;
- Como alguns candidatos, provavelmente, não vão confirmar a participação, uma segunda lista de aprovados sairá no dia 11 de fevereiro, e uma terceira, no dia 18 de fevereiro;
- Esses participantes também terão até o dia seguinte à convocação para manifestar interesse em seguir no processo para ocupar a vaga;
- No dia 28 de fevereiro, será divulgada a lista definitiva de aprovados, e eles serão convocados para matrícula nos cursos de formação.
De acordo com o Ministério da Gestão, cada candidato só poderá participar de um curso de formação. Ele só precisará confirmar interesse uma única vez, ainda que, posteriormente, seja convocado para um cargo de maior preferência.
Já se o participante não manifestar interesse em fazer o curso no prazo estabelecido, será eliminado da disputa de vagas relativas àquele cargo para o qual foi convocado e das carreiras abaixo na sua lista de preferência
Funciona assim:
➡️ Se um participante for convocado para o curso de formação do 2º cargo na sua lista de preferência, ele será automaticamente eliminado das disputas das vagas menos desejadas, mas seguirá na lista de espera da carreira preferida. A partir disso, terá duas opções:
- O candidato pode manifestar interesse em participar do curso do 2º cargo. E se, mais tarde, ele for convocado para a sua carreira preferida, será automaticamente realocado. Não precisará confirmar a participação novamente.
- Agora, se ele não manifestar interesse no curso do 2º cargo dentro do prazo estabelecido, será eliminado da disputa de vagas relativas a ele, mas poderá aguardar uma possível convocação para o cargo preferido e, aí sim, confirmar a participação.
Durante o curso, os convocados receberão 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, com exceção dos servidores públicos, que poderão optar por manter os vencimentos atuais.
A maioria dos cursos de formação será realizada em Brasília (DF). A duração varia de 140 a 580 horas, com modalidades presenciais e híbridas.
As instituições responsáveis incluem a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), além do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Segundo o Ministério da Gestão, a formação tem como objetivo desenvolver competências técnicas, gerenciais e estratégicas, além de proporcionar um entendimento mais profundo sobre as funções e responsabilidades dos cargos.
O regime de aulas e a duração dos cursos serão determinados em regulamentos específicos das instituições responsáveis. Durante o curso, os matriculados deverão cumprir diversas obrigações, como:
- Frequentar todas as aulas e atividades programadas pontualmente;
- Realizar e entregar trabalhos e avaliações nos prazos estipulados;
- Cumprir atividades não presenciais;
- Dedicar-se integralmente e exclusivamente ao curso de formação, tendo em vista que essa etapa é classificatória e eliminatória.
G1