Nesta segunda-feira (3) tem início o ano letivo da Rede Estadual de Educação, e em Picos os preparativos estão em andamento para garantir um retorno seguro e organizado aos alunos. A Gerência Regional da Educação (9ªGRE) de Picos, por meio da gerente Ramira Torres, destacou que todas as diretrizes determinadas pela Secretaria de Educação (SEDU) foram seguidas, com exceção de algumas unidades escolares, que estão passando por reformas e terão um pequeno adiamento no início das atividades.

“Todos os preparativos que foram realmente determinados pela SEDU estão sendo tomados, exceto algumas escolas que não são da sede, mas escolas da micro, que estão em reforma. O adiamento será de poucos dias, apenas para a sinalização de algumas obras”, explicou a gerente.

A gerente também garantiu que o transporte escolar estará funcionando normalmente a partir do primeiro dia de aula. Segundo ela, houve um alinhamento prévio com os condutores dos veículos para assegurar que o serviço seja prestado sem contratempos.

“O transporte está tudo ok. O transporte começa a rodar normalmente no dia 3. A gente já sentou e alinhou com todos os condutores dos veículos que transportam os alunos, e nós estamos todos no preparatório para começar na data prevista”, afirmou.

Outro ponto abordado por Ramira Torres foi a logística para a retirada dos donativos armazenados no prédio da Escola Normal. Segundo a gestora, os itens do pátio da escola serão realocados para outro local a ser definido pela Secretaria de Ação Social. No entanto, os alimentos armazenados no auditório permanecerão no local.

“Nós já conversamos com o secretário de Ação Social. Essas roupas que estão aqui no pátio da nossa escola irão para um outro local, que ainda será comunicado. Dessa forma, todos os donativos, os alimentos que estão no auditório, permanecerão lá, liberando apenas essa parte do pátio para o recebimento dos alunos e para uso como refeitório”, explicou.

A gerente ressaltou a importância da primeira semana de aula, que será dedicada à acolhida dos alunos e contará com atividades especiais para incentivar a participação e integração dos estudantes.

Confira a entrevista

Ramira Torres