Em virtude das chuvas intensas que provocaram inundações, alagamentos, deslizamento de terras e uma série de outros estragos pela cidade de Picos, o empresário e líder político Francisco da Costa Araújo, mais conhecido no meio empresarial e político como Araujinho, em entrevista concedida ao Grande Jornal da Rádio Grande FM, manifestou a sua solidariedade com as famílias e comerciantes afetados pelo temporal, sobretudo com os familiares das vítimas fatais da catástrofe.
Araujinho acompanhou o governador Rafael Fonteles (PT) em agenda institucional na “Capital do Mel”, na manhã desta terça-feira (21). O governador visitou in loco as áreas afetadas, acompanhou as ações em apoio à população picoense atingida pelas fortes chuvas e se solidarizou com as vítimas de desabamentos e alagamentos.
O empresário expressou o sentimento diante da situação de calamidade enfrentada pelos moradores. “É uma tristeza, uma calamidade. Isso foi uma tragédia, nos pegou de surpresa embora a gente saiba que a cada janeiro as chuvas vêm com mais intensidade, mas desta vez superou todas as expectativas e nos pegou de surpresa. Quero deixar uma mensagem de solidariedade às famílias e às pessoas que estão, neste momento, sofrendo. Assim como muitos filhos de Picos estou dando minha contribuição no sentido de amparar esses irmãos picoenses”., destacou.
Araujinho ressaltou a mobilização dos órgãos do governo municipal, estadual e federal no atendimento às demandas de emergência. “Quero aqui destacar a forma responsável como o prefeito, Pablo Santos, estar enfrentado essa situação. Logo na primeira chuva, ele nem se quer havia sido empossado prefeito [mas] mobilizou os órgãos estaduais, como o Terceiro Batalhão de Engenharia e Construção (3º BEC), o Corpo de Bombeiros e as secretarias de estado da Defesa Civil e da Saúde nas ações emergências”. Disse ele.
Ele ainda ressaltou a sensibilidade do governador, que mesmo estando em viagem, ao tomar ciência da gravidade do problema acionou o gestor em exercício, Temístocles Filho (MDB), no sentido de adotar todas as medidas para socorrer a população afetada. “Não podemos deixar de reconhecer a sensibilidade do governador, Rafael. Ele não estava exercendo o cargo, mas logo que ficou sabendo recomendou seus auxiliares a darem toda a assistência necessária ao prefeito e à população. Assim como o ministro Wellington Dias, o senador Marcelo Castro e o deputado Jadyel Alencar que viabilizaram e acompanharam o prefeito em várias audiências, em Brasília, em busca de soluções para os problemas”. Salientou.
Geólogo de formação, Araujinho salientou que a cidade necessita de grandes projetos de macrodrenagem. “É uma deficiência que o prefeito e os próximos administradores terão que enfrentar. Não tenho dúvida que se não fosse a obras de drenagem do trecho da PI no perímetro urbano de Picos, executada pelo governo do estado, os prejuízos teriam sido incalculáveis”. Disse ele.
Araujinho salientou também que na mesa de discussão dos novos projetos sejam feitas discussões sobre contenções e barragens acima de onde vêm as águas. Ele pontuou que acredita no planejamento a longo prazo e que no próximo inverno esse cenário não irá se repetir.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA: