A Secretaria Municipal de Agricultura de Picos realiza o primeiro Cadastro Nacional da Agricultura Familiar do município, cujo objetivo é identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar, amparado pela Lei nº 11.326/2006, bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura.
Segundo a secretária de Agricultura de Picos, Fátima Sá, o CAF representa grande avanço no que diz respeito à política de beneficiamento direto ao trabalhador rural. “Era um dos meus sonhos quando aqui cheguei. Inclusive, o prefeito Pablo Santos nos deu total autonomia para implantação do CAF. E nesse momento, uma trabalhadora rural da localidade Coroatá foi a primeira a ser atendida no CAF aqui na Secretaria de Agricultura de Picos”, sublinha a gestora.
Onde se cadastrar no CAF
Aquele trabalhador rural que ainda não está cadastrado no CAF deve se dirigir ao Centro Administrativo, localizado na Rua Moacir Luz, número 62, em frente ao Colégio Santa Rita. O bairro é o Canto da Várzea. O horário de atendimento ao público é das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira.
“Aqueles que não têm o CAF podem procurar a sede da Agricultura; aqueles que têm o CAF e que está vencido, podem nos procurar, pois estamos de portas abertas para recebê-los. Não existe um prazo para que o agricultor faça seu cadastro, depende da necessidade, e à medida que forem procurando. Eu convoco os trabalhadores rurais de Picos que procurem fazer seu CAF”, lembra.
O atendimento
A agricultora Maria Vanilda Borges, da localidade Tabuleiro dos Pios, realizou na manhã desta terça-feira, o seu cadastro no CAF. Para ela, o cadastro significa benefícios futuros, como por exemplo, sua aposentadoria, dentre outros aspectos voltados para o trabalhador rural.
“É muito importante para mim, pois quando eu estiver perto de me aposentar, já posso entrar direto com o CAF. Como eu sou agricultora, o CAF é fundamental nesse sentido. E na Secretaria de Agricultura de Picos, o atendimento foi rápido, resolvi tudo. Eu fui bem atendida”, relata.
Documentos necessários
Para se cadastrar no CAF, o trabalhador rural deve ter em mãos, documentos básicos como: Escritura da Terra ou Declaração de Posse, o Cadastro Ambiental, o ITR e o CCIR. Se caso não seja o dono da terra, o agricultor deve ter o Contrato de Comodato, além do comprovante de residência, RG e CPF.
CCOM