O Piauí tem sofrido com fortes chuvas, e as cidades de Picos e Uruçuí estão entre as mais afetadas. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, reuniu-se nesta quinta-feira (16) com ministros, o senador Marcelo Castro (MDB), o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) e o prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), para articular esforços em torno das ações de ajuda humanitária.

Além do Piauí, outros seis estados estão sendo monitorados pelo Governo Federal devido às enchentes. Em parceria com os ministérios da Integração, das Cidades, da Saúde e com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, o ministro Wellington Dias destacou a importância de unir esforços para um trabalho integrado, focado no apoio às regiões afetadas.

“A ajuda humanitária tem que ser oferecida agora e precisamos unir todos os esforços possíveis para atender essas famílias. Precisamos ter atenção para que as pessoas não corram riscos quando voltarem para suas casas. Afinal, depois da enchente, muitas casas ainda correm o risco de desmoronar”, afirmou o ministro.

Wellington Dias também enfatizou a necessidade de realizar um levantamento das famílias em áreas rurais afetadas pelas chuvas. O objetivo é identificar as demandas específicas dessas comunidades e implementar medidas que facilitem o acesso ao auxílio, especialmente em regiões mais distantes dos centros urbanos.

Portal O Dia