WhatsAppTelegramXFacebookEmailPartilhar

As fortes chuvas que atingem o município de Picos, no Piauí, desde o final de dezembro, já deixaram 450 famílias desabrigadas e mais de 20 residências condenadas por risco de desabamento, segundo dados divulgados na tarde desta quarta-feira, 15, pelo prefeito Pablo Santos. Além disso, duas casas já desabaram completamente e outras estão em áreas de risco crítico, especialmente, no bairro Paroquial.

Para abrigar as famílias atingidas, a Escola Petrônio Portela, no bairro São José, foi disponibilizada como ponto de acolhimento. A prefeitura, em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e o 3º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), está mobilizando equipes para monitorar as áreas mais afetadas e oferecer suporte emergencial. Segundo o prefeito, cerca de 34 bombeiros e 200 homens do 3º BEC estão diretamente envolvidos nas operações de enfrentamento às enchentes.


O prefeito destacou que muitos moradores resistiram a deixar suas casas, mesmo após os alertas emitidos pela Defesa Civil em visitas realizadas desde a primeira chuva, no dia 29 de dezembro. Ele ressaltou a necessidade de maior conscientização da população sobre os riscos: “O solo já está encharcado, e chuvas futuras podem agravar ainda mais a situação. A prioridade deve ser a preservação da vida.”

Além das residências, as chuvas também danificaram estradas e pontes em diversas áreas rurais, como Aroeiras do Matadouro, Cristóvinho e Carnaíbas, além de pontos na zona urbana. Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estão na cidade realizando vistorias e elaborando projetos de recuperação emergencial, enquanto a prefeitura busca recursos junto ao governo federal para obras estruturais mais duradouras.

Pablo Santos destacou ainda a ausência de um plano diretor em Picos como um dos fatores que agravam os problemas de drenagem e urbanização da cidade. “A prefeitura trabalha em projetos de macro e microdrenagem para enfrentar os desafios a longo prazo e evitar tragédias futuras”, explicou.

Cidade Na Net