Com a chegada do período chuvoso a Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, dará início ao processo de aração das terras para que os agricultores possam começar o plantio da safra 2025 na zona rural picoense.

Conforme a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Fátima Sá, a aração terá início na próxima segunda-feira (20).

“Nós não temos mais trator, mas o prefeito, Dr. Pablo Santos, determinou que nós locássemos seis tratores para direcionar para as localidades e a partir de segunda-feira nós estaremos direcionando”, explicou a secretária de Agricultura.

Fátima Sá frisou que esse trabalho de aração de terras na zona rural de Picos obedecerá a um cronograma.

“Por exemplo, nós vamos colocar um trator na Gameleira dos Rodrigues aí vai faz aquela Região toda, Bocolô, vai faz aquela Região toda, Chapada do Mucambo, vai fica lá e só sai quando terminarmos todas as arações”, exemplificou, acrescentando que o cronograma está em fase de elaboração.

A aração de terras é realizada mediante cadastro do produtor interessado. Para participar, o agricultor deve se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, localizada na Rua Moacir Luz, no Centro Administrativo. O bairro é o Canto da Várzea. O horário de acendimento é das 08h00 às 14h00.

Outra novidade neste ano ocorre em relação a distribuição de sementes para os agricultores.

A gestora disse que a secretaria de Agricultura e Abastecimento já recebeu, da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Piauí (SAF), uma tonelada e meia de sementes, mas essa quantidade será ampliada.

“Nosso prefeito entrou em contato com o Governador, Rafael Fonteles, que se prontificou em acrescentar mais sementes, também entrou em contato com uma empresa privada, que irá fornecer mais sementes. Então nós estamos confiantes que as sementes esse ano vão chegar a todos os trabalhadores rurais do nosso município”, destacou.

Além da aração e das sementes, a secretária informou que os quatro Engenheiros Agrônomos da Secretaria de Agricultura, ficarão continuamente a disposição dos agricultores para dar suporte técnico.

“Se por acaso acontecer uma praga ou tiver qualquer problema na lavoura o agricultor pode se dirigir a Secretaria de Agricultura que nossos técnicos vão até a plantação dar esse suporte para que nossos agricultores tenham uma colheita bem mais produtiva”, encerrou a secretária, Fátima Sá.

Ccom