Com a chegada do período de férias, aumenta a procura por atividades de lazer aquáticas em regiões como a barragem de Bocaina que atrai muitos banhistas. Contudo, também cresce a preocupação com a segurança nesses locais. Apenas no mês passado, mais um caso de afogamento foi registrado, destacando a importância de medidas preventivas.
De acordo com orientações do Capitão do Corpo de Bombeiros de Picos, Rangel Martins, o principal cuidado ao frequentar áreas aquáticas é conhecer previamente o local.
“Se você vai tomar banho em um lugar desconhecido, procure saber a profundidade, pergunte a alguém do local e mantenha em áreas onde a água alcance, no máximo, a altura da cintura”, orientou.
Ao levar crianças para esses ambientes, o uso de dispositivos flutuadores é imprescindível. “Dê preferência aos coletes que se prendem ao tronco e são feitos de espuma, pois são mais seguros e resistentes a perfurações do que boias infláveis. Além disso, é fundamental que a criança esteja sempre acompanhada por um adulto a uma curta distância”, reforça.
Para os adultos, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas antes de entrar na água é uma das principais recomendações. “Grande parte dos acidentes ocorre com pessoas que fizeram uso de álcool, o que compromete a coordenação motora e os reflexos, aumentando significativamente o risco de afogamento”, alerta.
A conscientização e a prevenção são fundamentais para garantir momentos de diversão com segurança. Ao seguir essas orientações simples, é possível reduzir consideravelmente os riscos e aproveitar o período de férias com tranquilidade.
Confira a entrevista
Rangel Martins