A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) desarticulou um grupo criminoso especializado em aplicar golpes contra drogarias em Teresina por meio da compra do medicamento Ozempic. Segundo informou o delegado Humberto Mácola ao Portalodia.com, os suspeitos se passavam por representantes de uma distribuidora de medicamentos e eram especialistas em clonar cartões de crédito.Foram identificadas até o momento oito pessoas supostamente envolvidas no esquema. “Essa quadrilha efetuou a compra de uma remessa de Ozempic no valor de aproximadamente R$ 200 mil se passando por uma distribuidora de medicamentos e no momento do pagamento, não efetuou este pagamento. O carregamento foi despachado para Fortaleza, no Ceará. Chegamos aos autores e eles estão sendo ouvidos. Posteriormente serão indiciados”, relatou o delegado Humberto Mácola.

O titular da DRCI deu detalhes de como funcionava o esquema. Os suspeitos utilizavam cartões de crédito clonados para efetuar a compra dos medicamentos, mas as transações acabavam sendo contestadas pelas vítimas, que eram os verdadeiros proprietários dos cartões e não reconheciam as compras. Com isso, os estabelecimentos acabavam ficando no prejuízo.

Somadas, as contestações de compras feitas pelos donos dos cartões clonados chegavam a quase R$ 45 mil. Esse é aproximadamente o valor que as drogarias deixaram de receber com o golpe aplicado pelos suspeitos.Ozempic é um medicamento indicado para o tratamento da diabetes - (Reprodução/MedicinaS/A)

Reprodução/MedicinaS/A

Ozempic é um medicamento indicado para o tratamento da diabetes

Foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão pelas equipes da DRCI, que efetuaram ainda o bloqueio dos bens do grupo criminoso autorizado pela justiça.

Para que serve o Ozempic?

O Ozempic é um medicamento usado para tratar diabetes tipo 2. Ele ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, aumentando a produção de insulina e diminuindo a liberação de glicose pelo fígado. Estumos mostram que o Ozempic pode ajudar os pacientes a perder peso. Isso ocorre porque ao princípio ativo contido no medicamento aumenta a sensação de saciedade, o que pode levar à redução na ingestão de alimentos.

Especialistas alertam que utilizar o Ozempic para perda de peso é algo que só deve ser feito com o auxílio de um médico, entendendo os riscos e os benefícios associados ao medicamento.

Portal O dia