A Coordenadoria Municipal do Cadastro Único e Programa Bolsa Família está fazendo o levantamento de pessoas cadastradas no programa social de forma irregular.
De acordo com o operador técnico do Bolsa Família em Picos, Fábio Régio de Araújo, no município há muitas pessoas que recebem o benefício, mas não se encaixam nos critérios do programa. Ele afirma que uma avaliação criteriosa está sendo feita para cortar o recebimento dessas pessoas.
“Em Picos, como em todas as outras cidades do Brasil e do Piauí, está tendo, realmente, essa diminuição no número de benefícios, ou seja, o corte de alguns benefícios relacionados ao Bolsa Família. São de pessoas que estão ficando fora do perfil do programa.
O operador técnico fala que é possível, através dos dados fornecidos pelos beneficiários, identificar as irregularidades. “Algumas pessoas vêm fazer a atualização cadastral, mas continuam omitindo algumas informações e aí, o Governo Federal tem seus meios, seus métodos de fazer o cruzamento de dados, via cartório, via RENAVAM, via Previdência e algumas outras situações que eles fazem o cruzamento de dados, para detectar se realmente essas informações prestadas estão, de fato, corretas”, disse.
Fábio Régio conta que a coordenadoria recebe uma lista com os nomes de possíveis fraudadores. “Automaticamente, eles [equipe do Bolsa Família Nacional] mandam uma lista de pessoas para que a gente venha fazer essa averiguação de perto, fazer a visita domiciliar para a gente detectar, com nossa equipe, de perto, se a pessoa está dentro ou fora do perfil”, explicou.
O funcionário disse também que algumas pessoas que estão dentro dos critérios do programa acabam perdendo o benefício, mas porque não fazem a atualização dos dados cadastrais.
“Pode haver um cancelamento ou outro daquelas pessoas que precisam realmente, mas que estão deixando de atualizar por falta de conhecimento. Então, as pessoas que recebem, ao sacar o dinheiro, recebe no extrato pedindo para atualizar, compareça à secretaria, munido da documentação pessoal de todas as pessoas contidas no cadastro para fazer a atualização”, finaliza o operador técnico do Bolsa Família em Picos, Fábio Régio de Araújo.
CONFIRA O ÁUDIO DE FÁBIO RÉGIO-