A cidade de Picos recebeu, entre os dias 05 e 08 de novembro, a XVI Semana de agronomia da UESPI & IV Semana do engenheiro agrônomo da AEAMP. O evento foi promovido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) de Picos em conjunto com a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Macrorregião de Picos (AEAMP), com a AGROPEC e com a Cooperativa de Produtores de Alho do Estado do Piauí (Alho Guerreiro) e teve duração de quatro dias.
Realizada no campus da Universidade, a Semana contou com minicursos, palestras, mesas redondas, além de apresentar exposições de produções agrícolas da região de Picos. O evento foi voltado para estudantes de agronomia, profissionais da áreas, produtores e famílias do campo, médios e pequenos agricultores e também foi aberto ao público em geral.
De acordo com a presidente da Associação de Mulheres Agricultoras de Itainópolis, Aparecida Silva, a semana contribuiu para apresentar a qualidade das produções locais, bem como para incentivar a comercialização dos produtos.
O engenheiro agrônomo, técnico da SAF-PI e diretor da AEAMP, Antônio José, também reforçou a importância do evento. Segundo ele, o encontro estimula o fortalecimento dos agricultores e a união e interações entre as entendidas do setor.
“Esse evento reforça a importância da união entre as entidades, ocorrendo interações entre profissionais, estudantes e produtores rurais, outro fator de destaque é o fortalecimento dos agricultores (as) familiares que estiveram presentes no decorrer do evento, culminando assim, com a exposição de seus produtos, o que vem colaborar para as divulgações dos produtos livres de agrotóxicos, e ainda ajuda elevar a renda das famílias com a comercialização’’, afirmou.
A realização da Semana foi patrocinada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) e pela Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA (MÚTUA-PI).