O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a professora Nadir Nogueira para o cargo de reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O decreto com a nomeação foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 5 de novembro.

De acordo com o documento, Nadir Nogueira assumirá a reitoria a partir de 21 de novembro, com um mandato de quatro anos. O professor Edmilson Moura ocupará o cargo de vice-reitor.

Os novos dirigentes da Universidade Federal do Piauí foram escolhidos por meio de um processo democrático, composto por duas etapas. A primeira fase foi uma consulta geral realizada junto à comunidade universitária no dia 15 de maio de 2024. Em seguida, o Conselho Universitário se reuniu para uma nova votação, que resultou na formação da lista tríplice enviada ao Ministério da Educação.

Nadir Nogueira foi escolhida pela comunidade acadêmica, tendo obtido 48,30% dos votos válidos na consulta pública. Além disso, liderou a lista tríplice encaminhada ao presidente Lula com 35 votos. O atual reitor, Gildásio Guedes, nomeado em 2020 pelo então presidente Jair Bolsonaro, havia ficado em terceiro lugar na consulta, mas foi reposicionado em segundo na lista tríplice.

A professora Nadir Nogueira possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (1983), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado na mesma área também pela USP (1996). Atualmente, é professora titular na UFPI e exerceu o cargo de vice-reitora duas vezes entre 2012 e 2020, na gestão do ex-reitor Arimatéia Lopes.

Edmilson Moura, futuro vice-reitor, é licenciado em Química pela UFPI (1993), mestre em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (1996), doutor em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e pós-doutor pelo Instituto de Química da USP (2014).

Cidade Verde