O prefeito Gil Paraibano (Progressistas) e o deputado estadual Aldo Gil (Progressistas) após alguns dias de silêncio concederam a primeira entrevista à imprensa local após o resultado da eleição municipal. Paraibano agradeceu os mais de 20 mil votos obtidos e ainda declarou que recebeu com naturalidade o resultado das eleições, e assegurou que a vontade do povo deve ser sempre respeitada.
Tudo às claras
O gestor desejou boa sorte ao prefeito eleito e garantiu que orientou seus auxiliares a fornecerem toda e qualquer informação requisitada pelos membros da equipe de transição indicada pelo próximo mandatário. Ele se colocou à disposição para dialogar com o prefeito eleito, caso ele tenha necessidade.
Palanque desmontado
O deputado Aldo Gil também afirmou que o palanque foi desarmado e espera que o prefeito eleito consiga fazer uma boa gestão. Aldo lembrou que Dr. Pablo receberá uma prefeitura equilibrada financeiramente e sem débitos. O progressista ainda salientou que o emedebista tem tudo para cumprir as promessas de sua campanha, já que contará com o apoio dos governos estadual e federal, algo que o prefeito Gil não teve.
Mudança de ares
E por falar em Aldo Gil, o deputado licenciado poderá não retornar para sua cadeira na Assembleia Legislativa. Especula-se na imprensa da capital que ele será convidado pelo prefeito eleito Silvio Mendes (UB), para compor o primeiro escalão, ocupando a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) da capital.
Moldagem
A engenharia estaria sendo articulada pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do progressista. A intenção seria manter o suplente de deputado B. SÁ Filho na Assembleia Legislativa. A estratégia faz parte da moldagem que o senador já começou a fazer visando a eleição de 2026.
Agora é que são elas
O principal posto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Picos será ocupado por uma mulher. A eleição acontecerá no próximo dia 30 de novembro e promete ser uma das mais interessantes dos últimos anos, já que houve ruptura no grupo que controla a entidade, e houve a junção dos dissidentes com o grupo da oposição.
A escolhida
Pelo lado da situação, Andreya Lorena encabeça a chapa “OAB para Todos” e tem Ítalo Bruno como candidato a vice. Contando o apoio da direção da Seccional e da Subseção, ela confia em seu histórico de luta em defesa da classe e promete imprimir sua marca na entidade, caso vença a disputa.
A dissidente
Já pelas bandas da oposição, a atual vice-presidente Yana Moura, que rompeu com o presidente Maycon Luz, foi o nome escolhido pelo grupo que apoia a chapa “A Ordem é Avançar”. Seu candidato a vice é Ernandes Curica. Dissidente do atual grupo que dirige a Subseção, a advogada conta com o apoio do ex-presidente Kleber Curica e aposta muito no engajamento com os jovens advogados, mas sem esquecer a importancia da experiência da velha guarda a advocacia da região.
Cadeira cobiçada
Embora de forma cautelosa, a movimentação para a eleição da “Mesa Diretora” da Câmara Municipal de Picos está em curso. Pelo menos cinco vereadores da futura base governista almejam o posto. Apesar do desejo de ocupar o cargo, o tema vem sendo tratado com muita cautela, mas segundo um experiente político que inclusive já presidiu a Casa Legislativa, é bem provável que o clima possa esquentar antes das residências e prédios públicos comecem a receber a decoração natalina.
Cotação baixa
Há um dos pretendentes a presidir a Casa do Povo que as casas de aposta definiram uma baixa cotação para aqueles jogadores que nele apostar. Segundo um leitor que semanalmente faz aposta nas bets, quando a cotação é baixa é porque a chance de vitória é grande.
Atentos e preocupados
Além da cadeira principal, os integrantes do baixo clero estão de olho nos demais postos na Mesa Diretora. Como a concorrência até o momento é considerada grande, eles temem que nas negociações venham resultar em possíveis desistências da principal cadeira e os desistentes venham a ocupar os degraus mais baixos. Caso isso ocorra, pequenininhos ficarão fora dos holofotes.
Podem não obedecer
Vários prefeitos da região que não tinham mais direito a reeleição elegerem seus sucessores. Quase todos acreditam que o prefeito eleito só assinará qualquer papel após seus padrinhos fizerem um X no local da assinatura. Mas segundo fontes da coluna, em pelo menos dois deles, a possibilidade de a criatura engolir o criador é real.
Resto a apagar
Vários candidatos, tanto ao cargo de prefeito, quanto de vereador que foram ceifados pela leitoa, andam meios que sumidos. Eles enfrentam um grande desafio que são os restos a pagar da campanha eleitoral. Um candidato derrotado ao atender uma ligação telefônica respondeu ao cobrador que estava do outro lado da linha que não estava pedindo esmola porque não tinha um saco.
Situação difícil
Outro relato ouvido pelo colunista veio de um financiador de campanha. Seguido de uma gargalhada, ele contou que ao procurar um dos seus credores, que também foi jantado pela suína, o devedor pediu clemência e assegurou que estava tirando casca de melancia de boca de jumento.
Espertos
Um vereador reeleito pelo município de Picos soltou os cachorros, literalmente falando, em parte dos seus cabos eleitorais. Segundo ele as lideranças, passaram quatro anos lhe sugando e no dia da eleição negociaram a votação de forma fracionada.
Revoltado
Outro parlamentar, também reeleito, ficou tiririca da vida com os eleitores que lhes prometam votos e mesmo este tendo honrado os compromissos firmados, foi redondamente enganado. Conforme o vereador, teve deles que só faltou lhe arrancar uma tira couro das costas, e na hora de usar as teclas da urna, digitou um número que não era o seu.