Aposentados e pensionistas continuam sendo alvos frequentes de golpes financeiros no Brasil. Em 2024, foram registrados mais de 3 mil casos mensais em média, levando o INSS a adotar a biometria para dificultar fraudes em procedimentos diversos.

Entre as vítimas está o aposentado José Dias, que descobriu um empréstimo consignado de quase R$ 27 mil feito em seu nome. Desde então, ele relata receber várias ligações diárias oferecendo novos créditos. Para ele, suspender a cobrança exigiu uma ação judicial, mas a paz ainda não voltou.

“Todo dia são quatro ou cinco ligações oferecendo dinheiro de novo. Não tem como cancelar isso”, lamenta.

Outro caso é o do carpinteiro Manoel de Lisboa Ferreira, que se assustou ao descobrir que um criminoso recebia o benefício em seu nome há quase cinco anos.

“Trabalhei a vida inteira, foram 38 anos de INSS pagos”, afirmou o carpinteiro, ainda preocupado com a situação.

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, entre janeiro e setembro de 2024, foram mais de 30 mil registros de golpes contra idosos, por meios digitais e presenciais. Para reforçar a segurança, o INSS passou a utilizar a biometria em operações como os empréstimos consignados e também nos descontos associativos.

“A biometria está reduzindo as fraudes nos consignados e nos descontos. Além disso, temos uma coordenação geral voltada para combater fraudes e monitorar comportamentos suspeitos”, informou Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.

A advogada previdenciária Márcia Ribeiro sugere que aposentados e pensionistas tomem precauções para se proteger.

“A primeira medida é acessar o aplicativo Meu INSS e bloquear a opção para empréstimo. Se quiser fazer um no futuro, é só desbloquear novamente”, orienta a advogada.

Ela também alerta que jamais se deve fazer depósitos antecipados para receber valores e que informações pessoais não devem ser passadas por telefone ou aplicativos de mensagens. Caso o golpe ocorra, Márcia recomenda registrar um boletim de ocorrência para auxiliar na investigação.

Por fim, Alessandro Stefanutto reforça que o INSS disponibiliza informações de segurança no site e pelo telefone 135. Ele recomenda aos beneficiários que, em caso de dúvidas, busquem ajuda de familiares ou consultem o site diretamente, evitando intermediários.

SBT Nwes