O prefeito eleito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), comunicou em alto e bom som aos aliados que “primeiro as coisas primeiras”. A expressão que se tornou um clichê no meio político foi adotada pelo emedebista. Pablo Santos afirmou que no momento está focado no processo de transição de governo, também fazendo articulação política já em busca de recursos para o primeiro ano de sua gestão. Ele também agradeceu aos candidatos que não obtiverem êxito nas urnas na eleição proporcional pelo empenho e dedicação à sua eleição.

Prioridade.com

Conforme Dr. Pablo Santos, tanto a composição de seu governo, como a eleição para a “Mesa Diretora” da Câmara Municipal não estão no radar. No momento o foco é acompanhar a equipe de transição para ter o raio X de como está a estrutura administrativa do município. Sendo assim, os ansiosos que tomem maracujina, pois todo e qualquer comentário acerca dos dois temas não passa de mera especulação.

À espera do Raio X

Após a comemoração e descanso merecido pela vitória nas urnas, o prefeito eleito irá focar nos relatórios que serão enviados pela equipe de transição. O próximo mandatário quer ter em mão um panorama real da situação do município, para que assim possa eleger as primeiras prioridades para o início de gestão que o eleitorado que apostou em seu projeto político espera.

Sem atropelo

Em relação à eleição para a presidência da Mesa Diretora da Câmara, todos os vereadores que anunciaram que pleitearão o posto sempre foram unânime em dizer que estão na disputa, porém sem atropelo. Os presidenciáveis já dizem que a definição dentro da futura base governista deve ocorrer de forma consensual e que a opinião do próximo prefeito deve ser levada em consideração pelos membros.

Transição republicana

Os membros das equipes de transição indicados pelo prefeito Gil Paraibano (Progressistas) e pelo prefeito eleito Pablo Santos, realizaram a primeira reunião conjunta. Pelo que foi visto, o palanque foi desarmado de ambas as partes e teremos uma transição para lá de republicana. Tanto a professora Oneide Rocha, membra da equipe da futura gestão, quanto o procurador geral do município, Antônio Junior, fizeram questão de enfatizar que a civilidade vai prevalecer.

Disposto

Existe uma expressão popular que diz que “Deus ajuda quem cedo madruga”, pois bem, após as comemorações pela vitória nas urnas, o prefeito eleito de Geminiano, Jailson Campos (PSD), já colocou o pé na estrada em busca de assegurar recursos a serem investidos no município logo no primeiro ano de sua gestão. Ele já se reuniu com deputado estadual Georgiano Neto (PSD), e visitou órgãos de nível estadual e federal à procura de meios para desenvolver políticas públicas capazes de proporcionar melhorias na qualidade de vida do povo geminianense.

Convidado ao palácio

O prefeito de Sussuapara, Naerton Moura (MDB), foi recebido pelo governador Rafael Fonteles (PT). O gestor não votou no governador, mas sempre o tratou de forma respeitosa. O petista manteve sua coerência e apoio seu adversário Valdir Florêncio (Solidariedade), mas também nunca destratou o emedebista.

Conversa produtiva

Segundo uma fonte, a conversa entre os dois governantes foi amistosa e produtiva e renderá muitos benefícios para o povo do município. Conforme um seguidor do prefeito, ele sem estar ao lado do governador e faz uma gestão muitíssimo bem avaliada a ponto do seu concorrente não ter ouvido o som do apito, imaginem no seu segundo mandato alinhado com o menino de Lula.

Caiu nas graças

O primeiro suplente de vereador do PSB de Picos na próxima legislatura, o empresário Beron Filho, que inclusive foi a grande surpresa da eleição no munícipio picoense, parece que caiu nas graças do ministro Wellington Dias (PT). Ao lado do deputado Nerinho (PT) e do empresário José Cleone, presidente da associação dos criadores de ovinos e caprinos de Picos; ele foi recebido por W Dias em seu escritório essa semana em Teresina.

Será o mais novo queridinho?

Beron Filho aproveitou o encontro e alinhou com o ministro várias ações que pretende viabilizar para o munícipio de Picos com o apoio petista. Segundo ele, são projetos voltados para o resgate da feira agropecuária, modernização da agricultura, implantação de restaurante popular e de um frigorífico de abate de caprinos e ouvi-nos. E aí, será se Beron Filho será o mais novo queridinho do ex-governador na Capital do Mel?

O mineirinho

O vereador eleito Maté (PSB), que conseguiu retornar a Câmara Municipal de Picos na eleição deste ano, fez igual um trecho da canção “Mineirinho” do grupo de pagode Só Pra Contrariar, ficou no seu cantinho, mas botou pra quebrar. O socialista não fez questão de estar nos holofotes das atividades de campanha, por isso muitos acreditavam que na noite do dia seis ele seria jantado pela porca, mas se enganaram redondamente. Maté voltou voltando para a Casa do Povo Picoense.

Chance remota

Em Aroeiras do Itaim, o atual vice-prefeito Edilson Teixeira (PT), que concorreu a uma vaga na Câmara Municipal, e ficou na primeira suplência, dificilmente assumirá a vaga na próxima legislatura. É que apesar de ser filiado histórico do PT, ele votou e pediu votos para o prefeito eleito Marciano Macedo (PSD). O eleito pelo partido lá foi Roberto de Carvalho, conhecido no meio político por “Mamô”, que pertence a ala do PT genérico ligado ao grupo do candidato a prefeito derrotado, Wesley de Deus (MDB).

Angu de caroço

Lá, o Partido Trabalhadores foi para a eleição rachando os petistas históricos liderados pelo vice-prefeito que marcharam com a oposição, já os neopestistas levados pelo deputado Nerinho, foram fiéis ao grupo dos De Deus. Sendo assim, mantendo-se o alinhamento que possibilitou a vitória de Marciano e Zênio Neves, as chances de Edilson sentar na cadeira são mínimas, a não ser por aquelas possibilidades previstas na legislação.

Largas passadas

E já que estamos falando no vizinho município, lá a bola da vez é o vereador campeão de votos Zênio Neves Holanda Filho, o “Zenim”. Apesar da idade, o jovem já vai para terceiro mandato e com a credencial de vereador mais votado. Segundo um aroeirense, o parlamentar tem perfil de quem irá muito longe na política do município.

Quase lá

O prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra (MDB), caminha a passos largos no sentido de conseguir chegar à presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM), entidade a qual ele ocupa a vice presidência. Apoiado pelo atual presidente, o prefeito Toninho de Caridade (PSD), que busca incessantemente o consenso entre a classe por um chapa única. Admaelton já conseguiu apoio de vários gestores e futuros mandatários. Conforme os bastidores, o caminho do emedebista está para lá de pavimentado.

Correndo por fora

Outro prefeito de município da região que corre por fora é do Wal Feraz, Guilherme Maia (Progressistas). Mas pelo visto, a cotação do seu nome na banca de aposta está em baixa. Apesar de deter uma boa articulação política, o galeguinho trabalhador – como é apelidado no meio politico – está a algumas jardas atrás do emedebista. Corre nos bastidores comentários de que é grande a possibilidade de Guilherme declarou apoio a candidatura de Admaelton.