O concurso dos Correios, que conta com mais de 3 mil vagas, está com inscrições abertas no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca organizadora do processo seletivo.
Do total de vagas a serem preenchidas, 30% são reservadas para pretos, pardos e indígenas, além de 10% para pessoas com deficiência. (veja o passo a passo de como se inscrever)
Durante o período de inscrição, os candidatos que fazem parte desses grupos deverão indicar que desejam concorrer às vagas reservadas para negros, indígenas ou PCDs.
Além disso, esses participantes precisam anexar no site documentos de comprovação, como fotos e vídeos, para as reservas raciais, ou laudo médico para as pessoas com deficiência. (confira abaixo o passo a passo)
Quem não preencher os campos corretos no formulário de inscrição e não seguir as regras do edital concorrerá automaticamente às vagas destinadas para ampla concorrência.
O candidato não poderá alegar a condição posteriormente para alterar sua classificação nos resultados e/ou na contratação.
Os participantes têm até as 23h do dia 28 de outubro para enviar a documentação exigida no site do IBFC. No dia 26 de novembro serão divulgadas as inscrições que foram aceitas pela banca, tanto da ampla concorrência, como de pessoas com deficiência, negras e indígenas.
Já nos dias 27 e 28 de novembro, os participantes que tiverem as condições negadas, poderão entrar com recurso contra o indeferimento. Quem for aprovado, será convocado para fazer as provas em 6 de dezembro.
🚨 ATENÇÃO: A classificação e aprovação do candidato não garantem a ocupação das vagas reservadas. Mesmo aprovados como PCDs, negros ou indígenas, os selecionados terão os documentos e condições avaliados antes da divulgação do resultado final.
Não serão aceitos documentos enviados fora do prazo. Em caso de falsas comprovações anexadas, o candidato será automaticamente eliminado.
Confira abaixo como enviar os documentos das vagas reservadas:
- Negros
- Indígenas
- Deficientes
1. Negros (pretos e pardos)
Segundo o edital, os candidatos que selecionarem as vagas reservadas para negros (pretos e pardos) precisam anexar os seguintes documentos para concluir a inscrição:
- Imagem colorida do documento de identidade (frente e verso);
- Uma foto colorida do participante de frente (com o fundo branco);
- Uma foto colorida do participante de perfil (com o fundo branco);
- Um vídeo de no máximo 20 (vinte) segundos. O candidato deverá dizer o seu nome, o cargo a que concorre e os seguintes dizeres: “declaro que sou negro, da cor preta ou parda”.
Os documentos e fotos devem estar nos formatos JPEG, JPG, PNG ou PDF com o tamanho máximo de 2 MB (megabytes) por arquivo. Já o vídeo deve estar na extensão MOV ou MP4 com o tamanho máximo de 30 MB (megabytes).
Para enviar os documentos de identidade, é necessário seguir um padrão:
- Somente imagem colorida do documento de identidade (frente e verso);
- O arquivo deve estar completo, com os dados, foto e assinatura.
Procedimento para envio do documento de identidade para concorrer em vagas reservadas no concurso do Correios. — Foto: Reprodução/Correios
Já as fotos e o vídeo devem seguir o mesmo formato dos documentos, além de mais algumas obrigatoriedades:
- que o fundo da foto seja em um fundo branco;
- que o candidato esteja com a postura correta com a coluna bem alinhada;
- não esteja de cabeça baixa, nem de cabeça erguida;
- que não esteja usando óculos, boné, touca e que não esteja sorrindo;
- no caso de candidatos com cabelo comprido, a foto do perfil esquerdo deve estar com o cabelo atrás da orelha;
- no vídeo, com duração de no máximo 20 segundos, o candidato deverá informar o seu nome, o cargo público a que concorre e replicar os seguintes dizeres: “declaro que sou negro, da cor preta (ou parda)”.
Padrões para envio de fotos para concorrer em vagas reservadas para negros no concurso do Correios. — Foto: Reprodução/Correios
Instruções para envio do vídeo para concorrer em vagas reservadas para negros no concurso do Correios. — Foto: Reprodução/Correios
O edital também estabelece que as imagens dos documentos deverão estar em perfeitas condições, para permitir a análise da documentação com clareza.
É de inteira responsabilidade do candidato verificar se as imagens carregadas estão corretas. Não serão analisados os documentos:
- Que não pertencem ao participante;
- Ilegíveis e/ou com rasuras;
- Oriundos de arquivo corrompido.
A comissão de heteroidentificação será composta por cinco membros para verificar e enquadrar o candidato como pessoa negra. O procedimento leva em consideração a autodeclaração feita no ato de inscrição e as características físicas do participante.
Quem não enviar o documento de identidade, as fotos e o vídeo, perderá o direito de concorrer às vagas reservadas.
Também não serão considerados:
- O candidato que não possui traços fenotípicos que o identifiquem como negro;
- Arquivos e documentos em desacordo com os critérios estabelecidos no edital.
2. Indígenas
Os candidatos que vão concorrer às vagas reservadas aos indígenas deverão enviar o documento de identidade com foto (frente e verso) colorida, além de uma declaração emitida pela FUNAI comprovando que o candidato pertence ao grupo étnico indígena.
Quem não enviar os documentos exigidos, perderá o direito de concorrer às vagas reservadas aos indígenas e passa para a ampla concorrência.
Os participantes precisam seguir algumas recomendações para fazer o upload no site, como:
- Os arquivos contendo os documentos correspondentes para análise devem estar nos formatos JPEG, JPG, PNG ou PDF com o tamanho máximo de 2 MB (megabytes) por arquivo;
O edital também estabelece que as imagens dos documentos deverão estar em perfeitas condições, para permitir a análise da documentação com clareza.
É de inteira responsabilidade do candidato verificar se as imagens carregadas estão corretas. Não serão analisados os documentos:
- Que não pertencem ao participante;
- Ilegíveis e/ou com rasuras;
- Oriundos de arquivo corrompido.
Em caso de declarações falsas que forem enviadas, o candidato será eliminado do concurso.
Também não serão considerados:
- O candidato não comprovou ser reconhecido como indígena;
- Documentos em desacordo com os critérios estabelecidos no edital.
3. Pessoas com deficiência (PCD)
Os candidatos que vão concorrer a 10% das vagas destinadas aos PCDs, durante as inscrições deverão:
- Informar se possui algum tipo de deficiência;
- Selecionar qual o tipo de deficiência;
- Informar o código correspondente da Classificação Internacional de Doença e Problemas Relacionados à Saúde – CID do tipo de deficiência;
- Informar se necessita de condições especiais para a realização das provas.
Para concorrer as vagas reservada aos deficientes, ou solicitar a adaptação da prova caso necessário, o participante precisa enviar os seguintes documentos:
- Documento de identidade original;
- Atestado/laudo, conforme modelo do edital, emitido por médico especialista há, no máximo, 24 meses, e que ateste a espécie, o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a provável causa da deficiência;
- Se for o caso, de exames complementares específicos que comprovem a deficiência física;
- Se for o caso, constar se faz uso de órteses, próteses ou adaptações;
- No caso de deficiência mental, no laudo deverá constar a data do início da doença, áreas de limitação associadas e habilidades adaptadas;
- No caso de deficiência múltipla, no laudo deverá constar a associação de duas ou mais deficiências;
- No caso de deficiência auditiva, o candidato deverá apresentar, além do laudo médico, exame audiométrico (audiometria), realizado nos últimos 24 meses;
- No caso de deficiência visual, o laudo médico deverá conter informações expressas sobre a acuidade visual aferida, com e sem correção, e sobre a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos;
- Se for o caso, apresentar a possibilidade de uso de equipamentos ou outros recursos que habitualmente utilize.
- Requerimento de Atendimento Especial, conforme previsto no edital, devidamente preenchido e assinado, para assegurar previsão de adaptação da prova.
O candidato com deficiência que não preencher os campos específicos durante o período de inscrição, ou não enviar os documentos solicitados, entrara para a lista de ampla concorrência.
O edital estabelece que o participante não poderá alegar, posteriormente, a deficiência para reivindicar, reposicionamento de classificação nos resultados e/ou na contratação.
Também não serão considerados:
- Deficiência não considerada de acordo com a legislação vigente;
- Atestado/laudo médico em desacordo com os critérios estabelecidos neste edital;
“Os candidatos com deficiência participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que tange ao horário, ao conteúdo, à correção das provas, aos critérios de avaliação e as demais normas”, afirma o edital.
Os participantes deficientes ainda precisam seguir algumas recomendações para fazer o upload no site, como:
- Os arquivos contendo os documentos correspondentes para análise devem estar nos formatos JPEG, JPG, PNG ou PDF com o tamanho máximo de 2 MB (megabytes) por arquivo;
- As imagens dos documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a análise da documentação com clareza;
- É de inteira responsabilidade do candidato verificar se as imagens carregadas na tela estão corretas;
- Não serão considerados e analisados os documentos que não pertencem ao candidato e/ou documentos ilegíveis e/ou com rasuras ou proveniente de arquivo corrompido.
G1