O programa de monitoramento de focos de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 2.564 focos em 21 dias do mês de setembro no Piauí. O quantitativo já é o maior registrado em 2024 no estado. Anteriormente, o maior número de focos havia sido registrado no mês de agosto, com 1.489 focos.
No volume diário registrado pelo órgão, o dia 15 de setembro acumulou o maior número de registros, com 232 focos. No dia 14 de setembro, foi registrado o menor número até aqui, com 10 focos. O levantamento mensal ainda está abaixo do registrado em setembro do ano passado, que teve 3.941 focos.
O uso de fogo para o manejo de vegetação está proibido no Piauí. Uma portaria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que já está em vigor, proíbe a utilização do fogo em vegetação até o dia 17 de novembro. A portaria revoga todas as autorizações de queima controlada emitidas pela Semarh para esse período.
Confira aqui o documento na íntegra.
A portaria é uma tentativa do Governo do Estado de reduzir os focos de incêndio em vegetação no Piauí. As atividades relacionadas à agricultura e à pecuária costumam utilizar o fogo para realizar a limpeza do terreno antes do início das atividades, mas até mesmo atividades de queima controlada podem dar início a um incêndio florestal, fato que ocorreu no ano passado na região de Canto do Buriti. Muito embora, segundo o documento, essa prática gere empobrecimento do solo e não contribua para melhorar a produção, ainda degrada o meio ambiente, trazendo prejuízos para a atmosfera, fauna e flora.
Força-tarefa nos Cerrados
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) iniciaram, na quinta-feira (19), uma força-tarefa para verificação in loco de incêndios criminosos na região dos Cerrados. A operação foi planejada em reunião conjunta entre os órgãos, realizada na última terça-feira (18), em razão dos múltiplos focos de incêndio na região.
Durante o encontro, foi definido que serão realizadas ações repressivas e investigatórias, além de conscientização e orientação aos moradores sobre os perigos, com alertas relacionados a incêndios criminosos. A fiscalização será integrada, seguindo essa estratégia fundamental no combate aos crimes ambientais, para proteção da fauna, da flora e dos recursos naturais, colaborando com a segurança da população.
Corpo de Bombeiros do Piauí faz recomendações
Com a chegada do período mais quente do ano, o Corpo de Bombeiros aproveita para reforçar alguns dos principais cuidados para evitar as queimadas:
- Ao fazer uma fogueira, limpe a área ao redor e lembre-se de apagar o fogo antes de deixar o local. Dessa forma, pode-se evitar a ocorrência de incêndio florestal. Adotar medidas preventivas é zelar pela própria segurança.
- Evite queimar lixo, pois isso é considerado uma infração ambiental e, além disso, pode provocar incêndios.
- Evite jogar bitucas de cigarro no chão.
- Não solte balões. Soltar balões é crime previsto no Art. 42 da Lei de Crimes Ambientais.
- Capine a área perto de sua casa.
- Denuncie incêndios florestais, fogo descontrolado ou queimadas ilegais no estado. O número é (86) 9 9421-6693.
Fonte: Cidade Verde