A menos de três semanas para as eleições municipais, que ocorrerão no próximo dia 6 de outubro, os candidatos à prefeitura de Picos intensificaram suas campanhas, reforçando a presença nas ruas e em eventos com eleitores.  Além disso, as equipes de distribuição de material porta a porta cresceram, promovendo um alcance ainda maior das propostas eleitorais.

Monitorando

O candidato a prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), e sua companheira de chapa, Xandú Neri (PSB), realizaram uma rodada de reuniões com os candidatos a vereadores dos partidos que formam o arco de aliança da dupla. O encontro, que foi restrito aos candidatos, aconteceu em espaços diferentes com cada sigla.

Motivando

De acordo com uma fonte de livre trânsito no staff do emedebista, o clima entre Dr. Pablo, Xandú Neri e os demais aliados, está um “céu de brigadeiro”. Todos estão satisfeitos com o tratamento e os incentivos recebidos, até mesmo alguns do baixo clero, que no início da campanha andavam meio que resmungando. Conforme a mesma fonte, a sinergia anda tão em alta que os mais otimistas já se sentem com os pés na escadaria do Palácio Coelho Rodrigues.

Ouvindo as classes

Os candidatos oposicionistas realizaram um mega encontro com profissionais das áreas da Saúde e Educação para apresentarem as propostas inseridas no plano de governo, em uma possível gestão. Segundo um dos participantes da reunião, os profissionais saíram encantados com o que ouviram de Dr. Pablo e de Xandú.

No contra-ataque

E por falar em Dr. Pablo, o homem resolveu contra-atacar os insultos que, segundo ele, vinha recebendo da galera da “Onda Azul”. Além do prefeito Gil Paraibano, o deputado Aldo Gil também tem sido alvo do emedebista. Em uma das últimas farpas, o prefeitável classificou o parlamentar de bananeira.      

Satisfeitos 

Já pela banda governista, a turma da “Onda Azul” anda super empolgada com a performance do prefeito e candidato à reeleição, Gil Paraibano (Progressistas). Correram boatos de uma possível insatisfação de alguns candidatos a vereadores do baixo clero, mas conforme uma pessoa do comando da campanha, os comentários não passaram de vontade do grupo oposicionista.

Haja otimismo

Ainda de acordo com primeiro escalão do time de Gil, a cada poeirão realizado fica ainda mais claro que o prefeito continuará por mais quatro anos conduzindo o Palácio Coelho Rodrigues (sede do poder municipal). A confiança é tão grande que já tem gente até se auto nomeando para ocupar cargos.

Confiante até demais

Os aliados mais experientes do prefeito estão convictos de uma vitória nas urnas. Em conversa com a coluna, um destes assegurou que Paraibano poderá ser derrotado se houver uma virada até o dia do pleito, mas que se a eleição fosse no próximo domingo a reeleição do progressista estaria mais do que garantida.     

O referencial

O ex-vereador Evandro Paturi (Progressistas) vem sendo a principal referência da peruada nas bancas de aposta da eleição picoense. Volta e meia se ouve falar, em meios aos perus, de que Paturi não será eleito e ficará no rabo da fila do seu partido.         

Promete frustrar

Já Paturi vem encarando os deboches com muita naturalidade e sabedoria. O ex-parlamentar afirmou que poderá surpreender os secadores, e ainda por cima, fazer alguns perderem o dinheiro apostado. Um ex-aliado de Evandro Paturi afirmou à coluna que ele, além de muita amizade, tem também serviço prestado e poderá sim calar a boca dos seus secadores.   

O multifunção

Engana-se quem pensa que o motorista do prefeito Gil Paraibano, Niel Gonçalves, atua apenas como guiador do veículo do gestor e como carregador do prefeito nos ombros durante os atos políticos. Pessoas ligadas à campanha do progressista afirmam que Niel tem sido o exímio articulador político e virador de votos para Paraibano.   

Quem viver verá

O candidato a prefeito de Picos, o empresário Cacique (Cidadania) tem se limitado a fazer campanha nas redes sociais e visitas aos representantes dos segmentos da sociedade. Cacique declarou que vem sendo escutado e suas propostas estão deixando muita gente com uma pulga atrás da orelha. Segundo ele, sua candidatura de terceira via poderá ficar na história da política picoense.   

Força na área

Foi noticiado na “Rádio Corredor” que a força oculta aterrissará na cidade de Picos na próxima semana e só levantará voo após a eleição. A notícia, caso seja verídica, certamente trará uma dose de confiança para a campanha eleitoral de um postulante a uma cadeira no legislativo picoense.   

Economia aquecida

Em Santa Cruz do Piauí, a campanha eleitoral parece estar bastante acirrada. Lá os candidatos não estão tendo preguiça na hora de colocarem a mão no bolso. Para se ter uma ideia da disposição dos postulantes em marcar posição, em um leilão realizado na comunidade quilombola Ponta do Morro, uma galinha foi arrematada pela bagatela de 5 mil reais. Se a ave estivesse viva e não abatida e já assada no ponto de ser saboreada, poderia se dizer que seria a galinha dos ovos de ouro. Mas bem, se uma penosa custou essa cifra, imagine por quanto não sairia um leitão à pururuca.  

Outra toada

Lá para as bandas de Itainópolis, o candidato oposicionista, Maninho de Henrique (MDB), declarou à coluna que a toada que tocar por lá não é a propagada pelo grupo governista. O candidato afirmou que na companhia do seu companheiro de chapa, o empresário Zé Carlos, já percorreu quase todas as comunidades do município e que o resultado das urnas poderá surpreender negativamente o atual gestor.