O Instituto Credibilidade divulgou nesta segunda-feira (16/09) mais uma pesquisa que mostra que o candidato a prefeito de Picos (PI), Dr. Pablo Santos (MDB), se consolidou na liderança da corrida pela prefeitura de Picos (PI). Os dados foram coletados no período 13 a 15 de setembro ouvindo 500 eleitores com 16 anos ou mais, na zona urbana e rural do município. A margem de erro é de 4,36 para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Estimulada

De acordo com o Instituto Credibilidade, na pesquisa estimulada, quando o entrevistador cita o nome dos três candidatos que estão concorrendo à prefeitura de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB) lidera a disputa com 57,40%. O atual prefeito e candidato a reeleição Gil Paraibano (PP), aparece em segundo lugar com 30%; e em terceira posição figura o candidato Cacique (Cidadania), com apenas 3,20% da preferência.

5,60% dos eleitores pesquisados não souberam responder ou não opinaram, e 3,80% responderam nenhum, branco, nulo.

Votos válidos

Quando somados apenas os votos válidos, excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, Dr. Pablo Santos (MDB) aparece com 63,35%; Gil Paraibano (PP) tem 33,11%; e Cacique (Cidadania) tem 3,54%.

Contando apenas os votos validos, a diferença entre Dr. Pablo Santos e Gil Paraibano, primeiro e segundo colocado respectivamente, é de 30,24 pontos percentuais.

A contagem apenas dos votos válidos é a mesma utilizada pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Estabilidade

As últimas três pesquisas do Credibilidade mostram um cenário de estabilidade na disputa pelo Palácio Coelho Rodrigues. Os três candidatos oscilaram para mais ou para menos dentro da margem de erro nos últimos três lavamentos divulgados pelo Instituto nos dias 05 de setembro, 10 de setembro e agora 16 de setembro.

Ficha técnica

A pesquisa, encomendada pela Rádio Cidade Modelo FM, foi realizada entre os dias 13 de 15 de setembro, com 500 eleitores com 16 anos ou mais, residentes na sede e zona rural de Picos.

A margem de erro da pesquisa é de 4,36% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de identificação PI-00630/2024 e tem como estatístico responsável Diógenes Vitor da Silveira.

Fonte: Web Piauí