Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam o ranking dos municípios brasileiros que atingiram maior temperatura neste domingo (11). Oeiras, a Capital da Fé, no Estado do Piauí, atingiu a marca dos 39,8°C e foi a segunda cidade mais quente do Brasil.

A cidade de Picos, na região Centro-Sul do Piauí, também registrou altas temperaturas e foi o 12º município mais quente do país. A ‘Cidade Modelo’ atingiu 38.4°.

Durante toda semana o tempo permanecerá estável, com um padrão típico do inverno. Até quarta-feira, dia 14, o tempo continuará sem mudanças (quente e seco) em todo o Estado. A partir de quinta-feira haverá uma diminuição da mínima , especialmente no sudoeste  e sudeste, podendo ficar entre 16° e 18°C .

Em relação a umidade relativa do ar, ainda permanecerá baixa  podendo secar ainda mais a partir do dia 15, ficando abaixo  de 20%.

A previsão também aponta que  entre os dias 18 e 21 de agosto, os modelos internacionais apontam a tendência de um novo aumento das temperaturas em todo o Estado, que podem ficar entre 38° e 40º, principalmente em nossa região.

A climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE) da Semarh, Sara Cardoso, destaca que desde o dia 9 de agosto, o estado tem vários municípios entre os 10 com as temperaturas mais altas do país, e com várias cidades com umidade relativa do ar abaixo de 20%.

Fonte: Picos 40 Graus