O 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), em Picos, registrou um aumento de 38% no número de queimadas no município. Em julho de 2023 esse número foi de 75 ocorrências e, em 2024, subiu para 104 ocorrências de fogo.

Os dados ainda revelam que até esta segunda-feira (05 de agosto), 26 queimadas foram registradas. No ano passado, durante todo o mês foram contabilizadas 120 ocorrências.

O tenente do 4° GBM, Medeiros, alerta a população de Picos sobre os riscos e que esse aumento deverá continuar nos meses seguintes.

“Nesse período de segundo semestre os incêndios em vegetação aumentam. O vento forte, tempo muito seco, umidade baixa, são combustíveis para incêndios. Sabemos que é algo cultural do piauiense fazer a limpeza dos terrenos, colocar fogo. A nossa orientação é evitar esta prática, porque a possibilidade de que o fogo se espalhe é muito grande, afetando fauna, flora e a questão da fumaça para os humanos, atenção para crianças e idosos”, frisou tenente Medeiros.

Em caso de princípio de incêndio, a população deve acionar o 193 para que o Corpo de Bombeiros possa atuar e debelar as chamas.

Fonte: Cidade Verde