O governo federal deve publicar, até setembro, medidas de reestruturação do setor elétrico que vão reduzir as tarifas das contas de luz.

A informação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (1º).

“Algumas ideias estão muito bem avançadas. Nós queremos concluir no mês de agosto [essas ideias] e, em setembro, apresentar ao Congresso alguma coisa que possa continuar estimulando os investimentos em geração e distribuição”, afirmou ele, a jornalistas, ainda sem detalhar quais seriam as medidas.

O encontro entre Lula e Silveira aconteceu no Palácio da Alvorada, um dia após o presidente reclamar do valor da conta de luz, durante evento em Várzea Grande (MT). Na ocasião, o petista disse que está “brigando” por ações para baixar as tarifas, especialmente para as famílias de baixa renda.

Eletrobras

Segundo Silveira, a situação da Eletrobras também foi tema da conversa com Lula. Em maio de 2023, a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que contesta a privatização da então estatal, oficializada em 2021, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A gestão atual busca ampliar o poder de voto da União na companhia. Nesta quinta, a AGU e a Eletrobras pediram ao STF mais 45 dias para buscar um acordo entre as partes.

“A versão técnica é que nós precisamos primeiro ter a representatividade que a União tem com suas ações ordinárias no conselho, tanto no Conselho de Administração, quanto no Conselho Fiscal”, sinalizou Silveira.

Segundo o ministro, seria “razoável” ter quatro cadeiras no Conselho de Administração. Atualmente, o governo tem apenas uma.

Fonte: Cidade Verde