O Ministério da Saúde divulgou na última segunda-feira (30), o primeiro balanço da vacinação contra a influenza no país. No Piauí, apenas 3.899 pessoas procuraram os postos de vacinação. O número representa apenas 0,57% da população alvo, formada por 689.276 pessoas. A campanha teve início no dia 23 e vai até 1º de junho.
O Piauí receberá do Ministério da Saúde 808 mil doses da vacina para cobertura estadual divididas em sete remessas, que serão distribuídas pelas Regionais de Saúde para que sejam repassadas aos municípios. 257 mil doses já foram repassadas.
Em todo o país, cerca de 4,7 milhões de pessoas foram vacinadas. Esse total considera o público estimado de pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades. No dia 12 de maio acontecerá o Dia D de mobilização, um sábado em que os 65 mil postos de vacinação de todos os estados ficarão abertos para intensificar a vacinação.
A vacina disponível na rede pública protege contra os três subtipos (H1N1, H3N2 e tipo B). Porém, tem maior eficácia para o H1N1. A duração da imunização é em torno de um ano. O melhor período de imunidade contra a doença é entre o primeiro e o quinto mês. Para elaboração da vacina, a OMS recolhe amostras dos vírus Influenza em todo o mundo e aponta quais os tipos estão mais aptos a circular.