Nesta semana, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), lançou a “Operação Rastreados”. A iniciativa visa combater o comércio ilegal de veículos e peças roubadas em todo o estado.
Na primeira fase da operação, 35 pessoas foram presas e quase 50 veículos foram apreendidos, além de quatro armas de fogo, R$ 13 mil em dinheiro, munições e drogas.
A operação também resultou na execução de 13 mandados judiciais, com cinco lojas sendo fechadas por suspeita de envolvimento em crimes relacionados a carros e motocicletas. As ações se concentraram em cidades da região sul do Piauí, mas devem se estender para todo o estado.
“A ideia é percorrer todos os municípios do estado para devolver esses veículos aos seus legítimos proprietários como estamos fazendo com o projeto dos celulares. Futuramente devemos fazer as restituições em massa de veículos “, afirma o Superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta.
Bruno Carvalho, auditor-fiscal da Sefaz, sublinhou a importância da operação para combater prejuízos fiscais. “Combatemos práticas desleais como a sonegação fiscal e a comercialização de mercadorias irregulares, contribuindo para um ambiente econômico mais justo, beneficiando tanto os contribuintes que cumprem suas obrigações quanto os consumidores que merecem transações seguras e transparentes”, explicou o auditor.
A operação contou com a colaboração da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), Diretoria de Inteligência Estratégica da SSP e Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ).
Fonte: Portal O Dia