O Piauí sediou, nesta quarta-feira (03/07), uma rodada internacional de negócios do programa Exporta Mais Brasil, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Com o propósito de ampliar as exportações de mel brasileiro, o evento reuniu empresários de países europeus e asiáticos para promover parcerias comerciais. O encontro ocorreu em Teresina, no Hub da Investe Piauí, agência de investimentos do Governo do Piauí, que é parceira da ação.
A ação iniciou na segunda-feira (01/07), e incluiu visitas a produtores de mel durante os dois primeiros dias. Ao todo, oito empresas do Reino Unido, Polônia, Bangladesh, Espanha, Tailândia e Emirados Árabes participam da rodada de negócios. Foram duas empresas bangladeshianas e polonesas, enquanto os demais países foram representados por uma empresa de cada.
O Gerente de Comércio Exterior da Investe Piauí, Gustavo Dias, contou ao Conecta Piauí sobre como eventos como esse podem ajudar os produtores piauienses a mostrarem suas potencialidades.
“As empresas piauienses que foram selecionadas estão negociando diretamente com esses compradores, mostrando suas potencialidades para que a gente possa realmente aumentar ainda mais o ecossistema do comércio exterior do Estado. E o mel está fomentando ainda mais essas cadeias produtivas do Estado, além da própria cadeia do mel, para que as empresas piauienses possam ter mais competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional” ressaltou.
Foto: Aric Leite/Conecta Piauí
Gustavo Dias
Ao Conecta Piauí, a Gerente Administrativa da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel), Suelen Tomazella, destacou a importância da entidade e de eventos como esse na manutenção da economia regional.
“O trabalho da Abemel aqui hoje é acompanhar essas empresas que estão nessa rodada de negócios… A associação congrega 80% das exportações brasileiras, com associados de norte a sul, então, estar participando dessa rodada, desde o pequeno produtor que está pela primeira vez podendo ter essa oportunidade, até do grande associado, que já tem uma maturidade exportadora e pode estar aqui fidelizando o seu produto no mercado” disse.
Foto: Aric Leite/Conecta Piauí
Suelen Tomazella
Sérgio Ferreira, Chefe do Escritório do Nordeste da Apex Brasil, falou das boas expectativas que a rodada de negócios traz para os produtores de mel e própolis: “a expectativa é que através dessas rodadas nós consigamos aumentar as exportações brasileiras, nordestinas e piauienses de mel e própolis para vários mercados do mundo”.
Foto: Aric Leite/Conecta Piauí
Sérgio Ferreira
O Piauí apresentou seis produtores em um contexto de crescimento na produção de mel, sendo o maior exportador do produto no Brasil. O mel piauiense foi responsável por 36,6% das vendas estrangeiras em 2023, movimentando 31,2 milhões de dólares. Empresários de outras regiões do país também apresentaram a produção durante o evento, totalizando 25 empresas.
O alemão Thomas Heck, representando a empresa Sarant Ltd, diz ser importador global de mel, porém, com uma preferência ao brasileiro por conta da qualidade e por ser bem orgânico.
“Nós somos compradores de mel globalmente, mas o Brasil é um bom fornecedor de mel orgânico. No Brasil, o mel produzido no nordeste, em especial no estado do Piauí, é de excelente qualidade, não tem nenhum problema com pesticidas ou demais resíduos, por causa da forma que as espécies são guardadas nesta parte do país” disse.
Foto: Aric Leite/Conecta Piauí
Thomas Heck
Fonte: Portal Conecta Piauí