Na tarde da última terça-feira (25), a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma festa de São João no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II. O evento contou com a participação dos funcionários, dos usuários do serviço e de seus familiares. A celebração proporcionou alegria, integração e momentos de descontração.
Além de resgatar a tradição junina, a festividade também desempenha um papel fundamental na inclusão e fortalecimento de vínculos sociais. Segundo a coordenadora do CAPS II, Aurelandia Leal, o evento é uma ação integrativa da comunidade, sociedade em geral, Universidade Estadual e Federal de Picos, instituições de saúde do município e contou com participações de grupos culturais da cidade.
Aurelandia Leal destaca a importância da iniciativa. “Essa ação é de suma importância para nossos pacientes, porque demonstra que o tratamento é fundamental e faz toda a diferença, pois todos os pacientes que possuem transtorno mental têm como conviver no meio social fazendo e aderindo ao tratamento”, ressalta a coordenadora.
Ainda de acordo com Aurelandia Leal, o evento promovido demonstra proporciona interação social entre a sociedade, familiares, pacientes e profissionais, contribuindo para a quebra de estigmas relacionados à saúde mental. Durante o evento, os participantes puderam desfrutar de diversas atrações típicas da festa junina, como danças de quadrilha, comidas típicas, apresentações musicais e culturais como o Bumba-Meu-Boi e Reisado.
Essa iniciativa evidencia a importância de oferecer suporte aos usuários de serviços de saúde mental, proporcionando momentos de lazer e integração que contribuem para a qualidade de vida dessas pessoas.