A Caravana Federativa chegou a sua 10º edição e teve início nesta quinta-feira, (20), no Centro de Convenções. A principal novidade desta edição é a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O evento conta com o atendimento de cerca de 43 órgãos federais, dentre eles 35 ministérios, cinco autarquias e três bancos públicos. Além de palestras realizadas no Cineteatro da Alepi, ministradas por órgãos como Caixa, CGU, Banco do Brasil, TCU e outros.
Segundo Juliana Carneiro, secretária de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, a vinda do Lula pretende trazer melhorias e investimentos financeiros ao estado do Piauí.
“A gente está na 10º Caravana e, nenhuma delas, o presidente Lula tinha ido ainda. Ele escolheu o Piauí para vir aqui fazer o encerramento. Eu não tenho dúvidas que isso se deve ao carinho que ele tem ao povo piauiense e é uma forma de retribuir e vir aqui fazer novos anúncios”, ressaltou.
Para Juliana Carneiro, o objetivo central da Caravana é desburocratizar serviços de forma itinerante e proporcionar maior integração com os gestores municipais.
“A gente tem dito que a coisa mais importante da Caravana é poder trabalhar no território do Piauí, com as nossas principais ofertas, principalmente, destravar problemas burocráticos, certidões, convênios e contratos que estão parados. Os prefeitos, prefeitas, assessores e assessoras que estão aqui têm que sair com tudo resolvido e levar para o povo os benefícios que o Governo Federal está ofertando”, destacou.
Articulação federativa
Juliana Carneiro, representante da Secretaria de Relações Institucionais, garante que a secretaria tem cumprido o seu papel de promover uma maior integração dos órgãos federais com os gestores municipais e estaduais presentes na Caravana Federativa.
“A gente coordenar essa caravana significa que estamos fazendo o nosso papel de trazer a articulação federativa e dar o recado aqui. O diálogo voltou. Esse Brasil só fica de pé se o Governo Federal, governos estaduais e prefeituras estiverem juntos, trabalhando em prol do povo brasileiro”, finalizou.
Integrações na Caravana
Um dos órgãos federais presentes na Caravana Federativa é o Banco do Nordeste, que além do estande para sanar dúvidas, promoveu palestra “Conheça as soluções do maior Banco de desenvolvimento da região Nordeste, ministrada pelo gerente executivo, Ricardo Silva, que destacou orientações sobre o desenvolvimento econômico e regional dos municípios.
“O Banco do Nordeste, em 2003, ultrapassou os R$ 6 trilhões em aplicações no Piauí. Tudo isso gera emprego, gera renda, gera oportunidade para toda a população que é beneficiária e, lógico, nos municípios. Então, foi mostrado as soluções tanto da parte de micro finanças urbanas e rurais, as linhas de crédito tradicionais, e a parte de investimento, onde os municípios podem aplicar os RPPs municipais junto ao Banco Nordeste”, explicou.
Fonte: Portal O Dia