O Ministério da Educação divulgou no final do mês de maio, o 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, que é calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados em 2023, tendo contado com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras.
Conforme os dados, a nível nacional, 56% das crianças brasileiras das redes públicas alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental.
No Estado do Piauí, alguns municípios se destacaram, atingindo o percentual de 100% de crianças alfabetizadas. No total, 13 cidades piauienses obtiveram o resultado, são elas: Belém do Piauí, Cajazeiras, Caldeirão Grande do Piauí, Floresta, Manoel Emídio, Monsenhor Hipólito, Paquetá, Passagem Franca do Piauí, Pau D’arco do Piauí, Santa Luz, São José do Divino, São Lourenço do Piauí e Vila Nova do Piauí.
Com o resultado, os municípios superaram a meta, que era de 80%. Na região de Picos, outras cidades também atingiram resultados positivos, como Marcolândia (98,9%), Fronteiras (98,3%), Santa Cruz (95,6), São Julião (94,8), Vera Mendes (94,4), Jacobina (88,5), Campo Grande (85,6%), Ipiranga (85,4) e Acauã (81,7%).
O indicador Criança Alfabetizada é um alinhamento dos sistemas de avaliação dos estados ao Saeb, fruto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo MEC em 2023. O foco da política é assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia.
O Compromisso teve adesão de 5.558 municípios e de todos os estados brasileiros, que receberam o investimento de mais de R$ 1 bilhão. Além do alinhamento do Sistema de Avaliação, sua estrutura envolve diversas iniciativas atribuídas ao MEC e aos entes federados.
Fonte: Cidades na Net