O prefeito de Picos, Gil Paraibano (Progressistas), fez uma visita ao presidente da Câmara Municipal, Eriberto Barros, foi recebido na sala da presidência. O encontro entre os dois chefes dos poderes Executivo e Legislativo gerou muitas especulações.
Apavorados
Os perus que fazem plantão no entorno da sede do legislativo picoense e defendem a pré-candidatura do deputado Pablo Santos (MDB) a prefeito de Picos, ficaram bastante atentos e não tiravam o telefone do ouvido. Será que todos falavam com a mesma pessoa e sobre o mesmo assunto?
Preocupação zero
Mas, os apoiadores do emedebista, que são experientes e cautelosos, asseguram que nem bateram a passarinha em relação a algum tipo de alteração na conjuntura política após a visita do prefeito ao presidente.
O que será que será?
Já apoiadores do projeto de reeleição do prefeito Gil indagavam uns aos outros se o encontro não seria uma luz no fim do túnel para o Paraibano tentar oxigenar sua pré-campanha e desequilibrar o pré-candidatura do emedebista.
Preparando o caminho
Mesmo sem estar cumprindo mandato eletivo, o presidente da Agespisa, o ex-deputado estadual Zé Santana (MDB), vem defendo ações em benefício de várias comunidades do município de Picos. Santana cumpriu agenda na “Capital do Mel”. Ele se reuniu com os grupos liderados pelos vereadores Wellington Dantas e Valdívia Santos, ambos do Partido dos Trabalhadores apoiam seu projeto político. Zé Santana pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal em 2026.
Cuspiu labaredas
Na sessão ordinária da última quinta-feira na Câmara Municipal, o vereador Filomeno Portela (PT) cuspiu labaredas de fogo, metaforicamente falando. A ira do petista partiu após um decreto publicado pelo prefeito Gil Paraibano, nominando a Unidade Básica de Saúde do povoado Mirolândia.
Justificou
Filomeno alegou que o Executivo usurpou a competência do Legislativo com o decreto. Segundo o petista, ele não reclamou dos nomes das pessoas escolhidas para nomear o prédio. Isso não estaria em questão, pois eram figuras merecedoras da homenagem. Mas ficou descontente com a forma como se deu o processo. De acordo com Portela, um poder não pode atropelar o outro.
Ouvido de mercador
O vereador Dedé Monteiro (Progressistas), causador da raiva de Filomeno Portela, deu calado como resposta às indagações feitas pelo colega parlamentar. No entanto, pessoas próximas a ele garantem que Dedé tem no bolso do paletó provas de que, em outras gestões, um episódio idêntico ocorreu no município picoense.
Disposto
Em São João da Canabrava tudo indica que Éder Abreu (PSD) irá mesmo enfrentar o prefeito Elson Silva (MDB) em seu projeto de reeleição. Éder tem assegurado que sua pré-candidatura é para valer e não sai da ferrovia nem mesmo se souber que o trem vem desgovernado.
Mais uma vez
Já para as bandas de Alagoinha do Piauí, como sempre, a eleição promete ser disputadíssima. Lá, o congo já zoou e os médicos Clodoaldo Rocha (PT) e Pedro Otacílo (PSD) já estão no primeiro round na luta pelo comando do município.
Quem chega lá?
Ambos já administram a vizinha cidade. O petista tem a seu favor uma excelente aceitação e o apoio do atual prefeito, Jorismar Rocha (PT), que há oito anos é quem dá as cartas do baralho no município. Já Pedro Otacílio espera que o legado deixado por ele, quando administrou Alagoinha, possa lhe ajudar a vencer a disputa eleitoral. Dr Pedro, à época, saiu bem avaliado pela população.
Apoio reafirmado
O vereador Marcos Buriti (PSD) recebeu a visita do deputado em exercício pastor Gessivaldo Isaías (Republicano), nesta sexta-feira-feira (07). O pastor aproveitou a agenda que cumpre na região para se reunir com lideranças que lhe apoiam na cidade e, juntos, alinharem total apoio à pré-candidatura de Buriti.
Será grato
O vereador afirmou que ficou surpreso com as manifestações de apoio que vem recebendo de líderes evangélicos, amigos e admiradores de Gessivaldo. Segundo Marcos, a parceria está firmada e será duradoura. Ele assegurou que saberá retribuir o apoio recebido do pastor.
Montando a tática
O vereador Wellington Dantas (PT) reuniu seus apoiadores em um megaevento realizado nesta sexta-feira (07). O encontro aconteceu no auditório de um restaurante da cidade e teve por objetivo discutir estratégia da pré-campanha. O evento contou a presença do pré-candidato a prefeito, Pablo Santos, e do presidente da Agespisa, o ex-deputado Zé Santana. Mais uma vez, o petista mostrou seu poder de articulação e lotou o espaço.
Desceu do barco e subiu na lancha
O líder comunitário e político, Itamar Borges, mudou de habitat. Ele desceu do barco do deputado Nerinho (PT) e subiu na lancha do deputado Thales Coelho (PSD). Itamar irá apoiar o empresário Marlon Nordeste (PSD). E aí, como será que o maior líder da nação nerista reagiu a baixa na legião?