Nenhum dos aliados do prefeito Gil Paraibano (Progressistas) tem melhor feito a defesa dele como o ex-prefeito padre Walmir Lima (Sem Partido). Além de fazer a defesa de Paraibano com muita veemência, o ex-gestor alfineta seus antigos aliados com a força de leão. No olhar de W Lima, é possível perceber uma pontinha de mágoa guardada por aqueles que, em um passado recente, foram seus compatriotas.

Será mesmo?

Diante do comportamento do religioso, já há especulação de que a indicação do candidato a vice do prefeito Gil poderá ser alguém muito próximo do ex-gestor, inclusive dizem que, de repente, o ex-coordenador do Fundo Municipal de Iluminação, Raniery Lima (Progressistas), que no momento se coloca como pré-candidato a vereador, possa ser o nome tirado do bolso do ex-chefe do executivo municipal. Mas tudo isso não passa de conjectura. Só nos resta aguardar para ver.

Opção  

O empresário Junior Nobre (Progressistas) tem sido mais presente no dia-dia da política piocense. O seu nome também é especulado para compor a chapa majoritária encabeçada pelo prefeito Gil Paraibano. Indagado pela coluna, ele afirmou que essa possibilidade ainda não foi debatida, mas, no entanto, se comportará como um soldado do grupo oposicionista. Nobre deu a atender que, se preciso for, está pronto para assumir mais um desafio.

Fase avançada

Pelas bandas do grupo de oposição, o deputado licenciado e pré-candidato a prefeito, Pablo Santos (MDB), segue moldando sua candidatura. Pablo vem alinhando as estratégias de campanha com os líderes do grupo político que formam seu arco de aliança. Segundo relatos de vários aliados de Pablo Santos, o cenário está cada dia mais favorável para ele em janeiro se apossar da cadeira mais cobiçada do palácio Coelho Rodrigues.  

Um novo tempo

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores do Piauí promoveu uma Conferência Eleitoral na semana passada em Teresina. O evento contou a presença da presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e do governador do estado, Rafael Fonteles, e outros figurões da legenda. 

Ainda existe ranzinza

Um daqueles petistas ranzinzas, que ao longo dos anos perderam espaço dentro sigla e hoje vivem pelas pontas de terreiros da legenda, fez uma importante observação. Segundo ele, o PT poderá pagar um alto preço por trocar qualidade por quantidade. Na visão do companheiro, ao abrir as portas, o partido recebeu uma legião de aproveitadores que jamais terão coragem de defender a agremiação, uma vez ela fora do poder.

Sem voz

O queixoso não participou do evento, mas acompanhou através da imprensa. De acordo com ele, inúmeros políticos que chamavam “Lula Ladrão” e gritavam “Viva o Mito” pousaram de anjinhos ao lado da presidente nacional do partido. Mas o resmungão não compreende que se o partido não abrir espaço para os exploradores, também não conseguirá alcançar suas metas e ficará refém de sua base aliada.

Indispostos

Comenta-se, nas rodas de conversas sobre a política picoense, que existem postulantes na chapinha de pré-candidatos a vereadores pelo PL de Picos meio que indispostos a disputarem a eleição. Os integrantes do partido dão como certo que uma das 17 cadeiras no legislativo local será ocupada por um integrante da sigla, mas que, para que isso ocorra, será necessário deixar a preguiça de lado e mandar a tristeza ir embora.    

Baita recepção 

O pré-candidato a vereador Fabiano Oliveira (PCdoB) reuniu amigos e apoiadores da sua pré-candidatura do povoado Capitão de Campos, sua comunidade de origem, para recepcionarem o pré-candidato a prefeito Pablo Santos (MDB). Segundo ele, a visita do emedebista foi muito positiva, e os participantes ficaram bastante otimistas com as ideias levantadas por Pablo Santos em benefício da região, caso obtenha êxito na eleição. O empresário Ruzinaldo Barros, o “ Casca de Bala” de Fabiano nessa fase da pré-campanha, e o radialista Chagas Vieira, também estiveram presentes na acolhida ao pré-candidato a prefeito.

Atentai bem

Como diria o ex-governador Mão Santa: “Atentai Bem”. Mas alguém que poderá surpreender na eleição deste ano é a pré-candidata a vereadora Elizete Ibiapina (MDB). A emedebista sempre foi ativa na política, atuando de forma direta nas eleições disputadas pelo seu esposo, Urbano Ibiapina, como também da sua filha, a advogada Ingrid Ibiapina, na eleição do pleito de 2020. Elizete é vista constantemente subindo e descendo morro, e é um nome a ser considerado na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal. 

Formou dupla

Em Itainópolis, o pré-candidato da oposição, o vereador Maninho de Henrique (MDB), anunciou que será seu “Casca de Bala” para tentar conquistar o comando do município. Coube ao empresário e ex-vereador Zé Carlos (MDB) a incumbência de compor a chapa majoritária com o emedebista.

Tem currículo

Com vários mandatos no legislativo itainopolense, Zé Carlos chegou a disputar a prefeitura no pleito de 2016 e obteve uma expressiva votação. À época, ele liderou um entibiadíssimo grupo político denominado de “pipoco”. Naquele pleito, ele teve como companheiro de chapa o atual prefeito Miguel Rodrigues.

Animado

Bem, com a boa aceitação que vem tendo a pré-candidatura de Maninho, e com o apoio do ex-prefeito Zé Maia – se o pipoco ainda tiver pipocando – o caldo poderá engrossar para o prefeito Miguel Rodrigues, que busca a reeleição.

Voltou, voltando…

No município de Santana do Piauí, tem grupo político ganhando importantes reforços. A bola da vez foi o retorno do então vice-prefeito Neli Borges (PT) e do vereador Vinícius Leal (MDB) ao grupo político da situação, liderado pela prefeita Maria José. As adesões foram comemoradas pelos apoiadores, por se tratarem de nomes fortes: Neli tem história na política santanense e Vinícius foi o vereador mais votado na eleição de 2020.

Anunciação

Nas redes sociais, vídeos compartilhados demonstram as novas alianças formadas, onde Neli e Vinícius expressam total apoio às pré-candidaturas de Adonaldo Cassiano e Marquim de Nem, a prefeito e vice, respectivamente. Os recém-chegados antes compunham o grupo de oposição.

Ventos favoráveis

Nos bastidores da política santanense, fala-se que a pré-campanha de Adonaldo tem tido grande aceitação no eleitorado santanense. Por essa razão, as alianças formadas. Lá no antigo Saco do Engano, a “Rádio Calçada” comenta ainda que novos nomes deverão migrar para o grupo da situação da prefeita Maria José. Resta saber quem serão os novos integrantes…

Promessa de uma idiota

Promessas de “Um Idiota às Seis da Manhã” é o título de uma das músicas do cantor e compositor mineiro Zé Geraldo. Na letra da canção, o músico promete algo que não pode cumprir, mas são apenas versos do poeta. Só que, em dos municípios da região de Picos, existe um ex-prefeito que tentará voltar a comandar a pequena cidade que não está medindo esforços para alcançar seu objetivo. Dizem que lá, até terreno no céu o homem promete. Caso tenha um eleitor mais exigente, ele vai mais além e a palavra é de que até mesmo fará a construção da moradia.