O juiz eleitoral Dr. José Sodré Ferreira Neto, da 89ª Zona Eleitoral, suspendeu, nesta quarta-feira (8), por irregularidades, a divulgação do resultado da pesquisa eleitoral realizada pela empresa Instituto Estimativa, sobre as intenções de voto para prefeito na cidade de Pimenteiras.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de abril, no entanto, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores entrou com representação junto à Justiça Eleitoral, contestando a metodologia das entrevistas e apontando divergências em sua aplicação.

Em sua decisão, o magistrado concordou que não consta no registro da pesquisa o número de eleitores e eleitoras em cada setor censitário e o plano amostral registrado, por exemplo. 

“Consta no registro da referida pesquisa, a área abrangida, mas sem a respectiva indicação do número de eleitores e eleitoras entrevistados”, observou o magistrado, que suspendeu a divulgação e estipulou multa de cinco mil reais em caso de desobediência.

“Sendo assim, nos termos da legislação eleitoral, DEFIRO a medida liminar requerida para determinar a imediata suspensão da divulgação da Pesquisa Eleitoral registrada sob o número PI – 06175/2024, cientificando-se a empresa responsável e o contratante, na forma do art. 16, §2° da Resolução TSE 23.600/2019, sob pena de multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em caso de descumprimento”, decidiu o magistrado.

Fonte: Portal V1