Durante a reinauguração do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Picos, realizada pelo governador Rafael Fonteles, grupos políticos de pelo menos dois municípios da região em que ambos os lados que votaram no menino de Lula, parece terem pagado mico.
Sem imagem
É que os lideres destes grupos tentaram arrancar fotografias e vídeos do governador com menção de apoio aos que disputarão eleição de outubro próximo. Mas mantendo a coerência do que tem pregado de que no município onde os dois concorrentes lhe apoiaram no pleito de 2022, ele não irá meter a colher, o gestor teve o cuidado de não escorregar nas cascas de bananas.
Receberam a terra prometida
A legião nerista passou poucos dias no deserto antes de chegar à terra prometida. A nação guiada pelo o homem de muita fé e seu filho, quando deixaram o Palácio Coelho Rodrigues, tiveram de entregar os dotes que detinham ao chefe do palacete. No entanto, já havia garantia do chefe do outro palácio, o de Karnak, que pelo gesto de bravura eles ganhariam uma terra que jorra leite e mel. Resta saber se a propriedade produzirá o suficiente para saciar a massa.
Haja otimismo
O deputado Nerinho (PT) está para lá de otimista com o grupo de pré-candidatos a vereador do PSB picoense. Questionado por este colunista se a montagem da chapa proporcional esteva dentro do esperado, o parlamentar foi categórico: “Não, não, infelizmente não, está muito melhor, nós havíamos planejado montamos uma chapa diversificada e com muita qualidade”. Nerinho arrematou afirmando que expectativa é conquistar quatro cadeiras na “Casa do Povo”.
Ausentes
Durante a visita do governador Rafael Fonteles (PT) à cidade de Picos nesta sexta-feira (19), um observador da cena política local fez uma observação interessante. O experiente observou que é cada vez menor o número de petistas das antigas que comparecem às solenidades para bater palmas para sua excelência e os que aparecem acabam ofuscados pela militância jovem do partido e dos aliados.
Novos tempos
Mas segundo o conhecedor, é algo natural, pois segundo ele, os companheiros mais antigos, além de já terem dado sua contribuição, também não aguentam correr os 100 metros rasos. A corrida de velocidade foi adotada por Rafael Fonteles, sobretudo nas inaugurações de rodovias.
Pavimentando a trilha
O pré-candidato a vereador pelo município de Picos, Fabiano Oliveira (PCdoB), a cada dia que passa intensifica o trabalho de pavimentação do caminho que possa lhe levar à conquista de uma cadeira na Câmara Municipal. Acompanhado de um dos seus apoiadores, o empresário Ruzinaldo Barros, ele esteve em Teresina. Na capital piauiense Fabiano foi recebido pelo ex-governador Wilson Martins (PT). Wilsão tem compromisso de lhe ajudar na resolução dos pleitos das comunidades representadas pelo pré-candidato, retribuindo assim o que dele recebeu no pleito de 2022.
Segue o líder
O vereador Afonsinho (Progressistas) assumiu a liderança do governo do prefeito Gil Paraibano (Progressistas) na Câmara Municipal. O parlamentar está em seu terceiro mandato e detém excelente relação com os demais colegas de parlamento, além disso, ele já demonstrou em vários momentos de sua trajetória política ser um exímio mediador.
Animado
O pré-candidato a prefeito de Santo Antônio de Lisboa, o médico urologista Cleiton Silva (Progressistas), em recente entrevista concedida ao Grande Jornal – veiculado pelas rádios Grande FM e Difusora AM de Picos – afirmou que o grupo oposicionista a cada dia que passa cresce a parcela do eleitorado que demonstra simpatia pela sua pré-candidatura. O médico terá como companheiro de chapa o ex-prefeito Wellington Carlos.
Rota de colisão
A corrida eleitoral no município de Santana do Piauí segue com fatos curiosos. Com foco nas eleições de 2024, há time que foi “esvaziado” e perdeu o mando de campo da oposição. Esse cenário é desenhado entre o ex-prefeito Valdenilson Dias e o vereador João Guilherme, ambos pré-candidatos a prefeito em Santana do Piauí nas eleições deste ano.
De quem será?
Vale lembrar que na última eleição municipal, em 2020, o grupo liderado por Valdenilson Dias por pouco não saiu vitorioso no pleito, diferença de apenas 25 votos para a prefeita reeleita. No entanto, em 2024 o campo mudou e na oposição tem também João Guilherme como novo pré-candidato, que caminha com o discurso que é “dono” de parte do time do ex-prefeito Valdenilson. Nos bastidores da política santanense comenta-se que a relação entre os pré-candidatos não é das melhores e que o mais novo oposicionista afirma o enfraquecimento de Dias.
Baião de três
Recentemente, Valdenilson Dias usou sua rede social para declarar ao público que sua pré-candidatura está mais firme do que nunca. E que vai para o embate contra o vereador e o candidato da prefeita. Por lá, comenta-se que o atual vice- Neli Borges (PT), ele irá compor com o ex-gestor ou vai João Guilherme.
Prioridade
Segundo fontes com livre trânsito no território petista, a pré-candidatura do empresário Josafá Marques (PT), a prefeito de São Luís do Piauí, é tida como uma das prioritárias do governador Rafael Fonteles. Josafá está construindo um palanque musculoso, ele tem conseguido tirar das garras do ex-prefeito e seu adversário na eleição de outubro próximo, vereadores, suplentes e expressivas lideranças políticas.
Sem simpatia
Já em Itainópolis o Partido Trabalhadores faz parte da coalisão do prefeito Miguel Rodrigues (PDT). Apesar do partido fundado pelo saudoso Leonel Brizola, fazer parte do leque de alianças do PT, mas segundo comentários vindos daquelas bandas os companheiros não esperem contar com o joinha do petista.
O grande motivo
De acordo com a mesma fonte, o governador recorda muito bem do comportamento do prefeito na eleição de 2022. O gestor teria dado esperanças de apoiar Rafael, mas não resistiu aos encantos do na época primeiro ministro do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (Progressistas), e acabou votando no ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes.
Se definiram
Ainda falando da Itália do Piauí, como é apelidado o vizinho município, o grupo de oposição enfim se definiu. O vereador Maninho de Henrique (MDB), será o nome que encabeçará a chapa majoritária. O ex-prefeito Zé Maia é o grande entusiasta da pré-candidatura do vereador. O nome do companheiro de chapa de Maninho ainda não foi definido, mas conforme uma fonte próxima do pré-candidato, logo será anunciado o evento de pré-lançamento.
A voz da diversidade
Quem chegou com mala, cuia e muita disposição para ajudar o Psol de Picos foi a ativista social Jovana Cardoso. Detentora de uma larga folha de serviço prestado sobre tudo em defesa da diversidade, ela assumiu a coordenadoria de direitos humanos de Picos na gestão do então prefeito Walmir Lima e ocupou uma cadeira no Conselheira Nacional, de Combate à Discriminação LGBT e ajudou a fundar diversas organizações em defesa que defendem os dos direitos das travestis e transexuais como por exemplo Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS). O partido trabalha para convencer Jovana a disputar uma cadeira na Câmara Municipal.