Nos três primeiros meses de 2024, o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA de Picos, já registra um aumento alarmante nos casos de HIV, já foram registrados 18 novos casos. Em comparação com o ano de 2023 foram registrados 44 casos durante o ano todo. Questionado sobre o aumento de casos, o coordenador do CTA, Fabio Bernardes, explica que as testagens aumentaram e consequentemente aumenta o número de casos.

“Hoje tem vários fatores, as testagens, de certa forma estão aumentando, está algo mais descentralizado, os postos estão realizando também testagens, entre outros fatores que acaba também contribuindo, a partir do momento que se testa, consequentemente aumenta o número de casos. E a gente pode observar, mas isso também serve de alerta”, disse.

O coordenador reforça a importância do uso do preservativo.

“A gente pode observar que no ano de 2023. No ano todo nós tivemos 44 novos casos de HIV. Já nesse ano de 2024 nós tivemos 18 novos casos. Então isso é algo que a gente fica sempre alerta, falar para a população a respeito da importância do uso do preservativo, dos cuidados que deve ter, porque se a gente for considerar é uma quantidade para esse início de ano”, conta.

Os casos registrados não são necessariamente de Picos, são também das cidades vizinhas. O referido órgão atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, recebendo pessoas oriundas não apenas da cidade de Picos, mas cidades em seu entorno. Está localizado na Rua Coronel Francisco Santos, nº 551, no Centro da cidade.

Confira a entrevista

Fábio Bernardes