Lançado no último dia 25 de março, o Piauí Mais Genética é um programa da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), onde irá disponibilizar cerca de 200 mil inseminações artificiais para pequenos produtores por todo o estado do Piauí, sendo assim investido 20 milhões de reais. O coordenador regional da agência, Ausiano Rocha, informou sobre como funcionará o projeto.
“O programa vai funcionar primeiramente com a inscrição dos agricultores, os pecuaristas. Nesse primeiro momento, o programa vai abordar apenas bovinos, mas a longo prazo também vai abordar ovinos e caprinos”, pontuou.
O programa tem como objetivo melhorar a genética do gado regional e consequentemente genética de todo o estado do Piauí, aumentando a produção. Desta forma, o público beneficiário incialmente se torna os pequenos produtores que não teriam condições financeiras para arcar com os custos de inseminação, entretanto para que se possa participar é necessário que esteja dentro dos parâmetros de exigência, assim o coordenador informa.
“Vai ter que seguir alguns parâmetros também para se enquadrarem, um desses parâmetros vai ser a sanidade animal, o agricultor vai ter que estar também com seu rebanho cadastrado na DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), é um dos fatores, e alguns requisitos básicos que a gente vai estar até divulgando algum material educativo nos próximos dias, como por exemplo, para realizar a disseminação artificial, no mínimo o produtor precisa ter um brete”, concluiu.
As inscrições estarão abertas até o dia 10 de abril e poderão ser realizadas através do site da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária ou procurar os escritórios regionais da Sada que respondem por seu município.
Para mais informações é só procurar o coordenador regional da pasta, Ausiano Rocha no Piauí Shopping.