A sessão desta quinta-feira (14) da Câmara Municipal de Vereadores de Picos aconteceu no bairro Parque de Exposição, dando início a atividades que serão realizadas em diversos bairros da cidade, com o projeto de sessões itinerantes.
A proposta de levar as funções parlamentares para bairros de Picos foi aprovada pelos vereadores ainda no ano passado, e com a reforma do plenário em andamento, a iniciativa foi colocada em prática.
O Auditório Fontes Ibiapina, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi o local escolhido para acolher os trabalhos da Casa Legislativa.
O diretor do campus, o professor Juscelino Nascimento, destacou a importância de a instituição receber os vereadores picoenses.
“Nós vemos como muito positiva essa possibilidade de receber o legislativo municipal, porque é o que representa o povo picoense. A universidade também faz esse serviço, a formação acadêmica técnica e científica, e devolve para a comunidade, tanto de Picos, da região e do Brasil inteiro, já que nós temos alunos de várias partes do país, então é muito bom nós recebermos nosso legislativo para ouvir as demandas do povo e para saber quais projetos os vereadores têm para essa população”, comentou.
De acordo com o presidente da Casa Legislativa, Eriberto Barrros, a iniciativa é de fundamental importância no que tange à proximidade que o projeto estabelece entre o poder legislativo e a população. “É uma boa iniciativa, pois o Parque de Exposição é um bairro que demanda bastante serviço público, além de estarmos em um coração acadêmico, e isso que é importante, nós trazermos as sessões para mais perto das comunidades de Picos”, acrescentou.
Eriberto Barros ainda pontuou que estar nos bairros permite acompanhar de perto os problemas da comunidade.
“O que a gente tem visto muito aqui na região, justamente a questão da limpeza, iluminação pública e das enchentes do momento. O que a gente vê aqui no bairro Parque de Exposição, os problemas são praticamente os mesmos, associados à má conservação dos espaços públicos, do asfalto, calçamento, da falta de drenagem, problemas que se perpetuam e a gente não consegue ver nenhum avanço”.
O presidente da Câmara Municipal afirmou que o próximo bairro a receber a sessão itinerante será o Belo Norte, que segundo ele, também apresenta numerosos problemas estruturais.
CONFIRA AS ENTREVISTAS
JUSCELINO NASCIMENTO
ERIBERTO BARROS