Na manhã desta quarta-feira (13), em entrevista com o coordenador de Vigilância Epidemiológica do município de Picos, Robsoncley Viana, foi destacado que não há registros de casos de Dengue em Picos. A ausência dos casos foi possível, graças as estratégias adotadas pela Coordenação.
“Desde a criação do Comitê de Enfrentamento às Arboviroses, no município de Picos pela gestão do prefeito Gil Paraibano, que envolve não só a Secretária de Saúde, mas outras secretarias, que a gente vem monitorando anualmente os casos de Dengue, Chikungunya e outras arboviroses no nosso município. Sabemos que as arboviroses são doenças endêmicas, ou seja, todo ano a gente vai ter casos, porém a gente tenta o máximo possível que esses casos não saiam do quantitativo esperado. E por isso, juntamente com a Vigilância Ambiental faz-se o monitoramento das áreas que tiveram mais casos nos anos anteriores. Então, os Agentes de Endemias percorrem uma vez por mês em cada área para ver a infestação predial, verifica se está tendo casos de Dengue e se há os focos”, disse o coordenador Robsoncley Viana.
O coordenador de Vigilância Epidemiológica do município destacou ainda o poder que a população tem no combate dessas arboviroses. “A população em geral, a comunidade tem um poder muito grande no controle das arboviroses, visto que, os criadouros do mosquito Aedes Aegypti estão dentro das residências e a população, o indivíduo, tem esse papel de verificar dentro de suas residências se há ou não criadouro desses mosquitos e eliminar esses criadouros. A Dengue, a Chikungunya são doenças endêmicas, ou seja, todo ano vai acontecer, porém as nossas ações estão voltadas para que não aumente esses casos de forma exagerada”, pontuou o coordenador.
CCOM