A Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN) e a Secretaria de Estado das Relações Sociais (SERES), lançaram manhã desta segunda-feira (26) o Programa OPA 2024-2025, em Picos. O projeto tem como objetivo representa o primeiro instrumento de inserção da população no orçamento público anual promovido pelo Governo do Estado, permitindo que os cidadãos direcionem as necessidades e prioridades de seus bairros.
O secretário de Estado do Planejamento do Piauí, Washington Luís de Sousa Bonfim, falou como será dividido o orçamento para as cidades de Picos, Piripiri e Floriano.
“São cinco milhões de reais para cada uma dessas cidades, ou seja, 15 milhões no todo, mais os 50 milhões de Teresina e Parnaíba, que são as maiores cidades do estado. A gente tem uma expectativa bem boa, interessante, houve uma reunião bem produtiva aqui recentemente, e o programa tem sido um sucesso no estado todo, principalmente porque ele faz esse papel de aproximação das associações, da vida comunitária, inclusive da zona rural, ao governo do estado. E aí, a partir disso, o governo do estado patrocina essas obras que vão desde mobilidade urbana, transporte, lazer, segurança e justiça, e a novidade até por uma demanda aqui da região de Picos. Área de produtividade agrícola, a questão de placas solares para as bombas, equipamentos para a produção rural e passagens molhadas”.
A secretaria de estado e relações sociais, Nubia Lopes, falou o lançamento do programa OPA 2024/2025 no município.
“ Nós estamos aqui hoje, é o primeiro município em 2024, que nós estamos lançando aqui exatamente no primeiro dia de inscrição do OPA 2024-2025, então para nós é uma alegria muito grande, nós já fizemos um momento com as lideranças, das lideranças dos movimentos comunitários, movimentos sociais, com o movimento com as pastorais anteriormente, e hoje nós viemos aqui para apresentar o projeto com mais detalhamento, explicar melhor dizendo, porque já começamos a atender na sede da SEFAZ aqui em Picos, e aí aguardamos que as associações possam estar aqui para tirar suas dúvidas”, disse.
A presidente da associação dos moradores da comunidade Alegre, Maria Catarina dos Santos, destacou o que deseja do projeto.
“É muito importante, porque a gente está sofrendo muito e com a ponte que tem lá, que fizeram, aí não deu certo, aí está tudo quebrado. Aí a gente veio também atrás para ver se a gente consegue puxar uma ponte nova para lá, porque a comunidade precisa muito. Precisa ter mais coisa também, mas esse aponta é uma necessidade para a comunidade alegre. A gente também veio atrás de Posto de saúde, que a gente não tem, e atrás também de um trator, que a comunidade também precisava”, disse
O presidente da associação dos produtores de alho, José Airton, acredita que essa é uma grande oportunidade para as associações.
“Tendo em vista que tantas associações, que são sem fins lucrativos, necessitam dessas políticas do governo, que cheguem até nós, então foi uma das medidas que eu achei muito interessante através do nosso governador, Rafael, é trazer também desse orçamento que a gente possa fazer, essa participação, mostrar a eles, independentemente de política, quais são as nossas necessidades”, falou.
Confira as entrevistas
Washington Luís de Sousa Bonfim
Nubia Lopes
Maria Catarina dos Santo
José Airton