Nesta quinta-feira (22), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu situação de emergência em mais 37 cidades de 13 estados brasileiros afetadas por desastres. Entre eles está a cidade de Paulistana, no Piauí, que fica a 470 km de Teresina.

No último dia 8 de fevereiro já tinham sido reconhecidas quatro cidades, são elas: Betânia do Piauí, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí e Jacobina do Piauí. Agora também foi reconhecida a cidade de Paulistana.

Com o reconhecimento, esses municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Já o Governo do Piauí publicou no último dia 15 de fevereiro um decreto onde reconhecia 40 cidades em situação de emergência devido à estiagem. No decreto, o governador afirmou que a irregularidade na distribuição das chuvas nos últimos anos, na maioria dos municípios piauienses, sobretudo na região do semiárido, tem agravado a seca.

Cidade Verde