O período de carnaval gera bastante descontração e alegria, só que os foliões não devem esquecer dos cuidados com a saúde, principalmente com a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), nessa época de Carnaval a população em geral, deve redobrar a atenção com a saúde.

O coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA), Fabio Bernardes, destacou as ações que serão realizados durante o mês de fevereiro.

“Desde janeiro desse ano, a gente intensificou cada vez mais essas atividades voltadas para o carnaval. Realizamos uma atividade no mês de janeiro na Félix Pacheco onde fizemos testagens, realizamos uma atividade junto em parceria com a associação das profissionais do sexo. Lembrando que esses cuidados a gente intensifica no carnaval, porém durante todo o ano a gente tem esse cuidado de estar realizando essas atividades de prevenção em faculdades, em escolas, principalmente porque a gente observou que nos jovens aumentou esse índice dessas infecções, tanto de HIV como de sífilis também. Então a gente vem desenvolvendo essas atividades de prevenção não apenas em determinado período, mas durante todo o ano em diversos locais da cidade de Picos, realizando essas atividades de prevenção”, disse.

O coordenador ainda fez um apelo para os jovens se protegerem mais nesse Carnaval.

“Mais uma vez, a gente é um período de três dias, de praticamente uma semana começa na sexta, vai até a quarta-feira, a quarta-feira, então é um período onde a gente deve refletir do autocuidado. Às vezes você, por consumo excesso de bebida alcoólica, às vezes comete determinado deslize. Então tome cuidado, se cuide, se preserve, é um momento onde a gente deve ter um determinado autocuidado, porque as infecções estão presentes, principalmente, só relembrando, a gente observou no ano passado um aumento principalmente em jovens, então o cuidado e esse alerta servem para os jovens, tome cuidado que a gente observou um aumento nos jovens em 2023, em casos de HIV e Sífilis também”, disse Fabio Bernardes.

Confira outras dicas da médica para evitar ISTs e cuidar da saúde durante o Carnaval:

  • Evite usar trajes de banho úmidos por períodos longos. Essa medida evita doenças causadas por fungos, como a candidíase; 
  • Não compartilhe objetos pessoais como instrumentos de manicure, pinças, aparelhos de depilação entre outros; 
  • Se você teve relação sexual desprotegida, buscar atendimento médico até 72h após o ocorrido pode ajudar a evitar a contrair HIV, pois existe a PEP – Profilaxia Pós-Exposição, que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir ISTs.

Confira a entrevista