O coordenador do Centro de Zoonoses em Picos, Agenor Martins, falou sobre os cuidados que a população deve ter para evitar a proliferação do mosquito da dengue com a chegada das chuvas.

“Que o controle, mais uma vez eu volto a dizer, o combate ao mosquito, o combate a dengue, a chikungunya, é de natureza educacional. Se cada um colocar em prática para tentar manter seu ambiente domiciliar sem recipiente que acumule água. E higienizados semanalmente, seria uma grande ajuda para os órgãos de saúde que combate o mosquito aedes aegypti. A planta, você olha que se você rega, ela não acumula, tem plantas, vasos que não acumule água. Agora, aqueles vasos, o perigo é aqueles vasos que acumulam água, porque geralmente tem um prato da água que fica embaixo para acumular para aquela água não cair do piso. Aí ali é o risco, mas nem só as plantas, mas um bebedouro de animal, de cão, de gato, de passarinho. E outra coisa, tem localidades aqui no nosso município que o abastecimento é irregular e favorece”, disse.

O coordenador acrescenta que o trabalha da equipe é contínuo. “O nosso trabalho é diário, é contínuo, todos os dias os agentes de combate às endemias estão trabalhando em busca de focos do Aedes. Quando encontram eles eliminam esses focos na tentativa de evitar que o mosquito propague as doenças que ele costuma transmitir”, disse.

A população é de fundamental importância no combate a dengue.

Confira a entrevista

Agenor Martins