Janeiro é comemorado o mês mundial de combate à hanseníase, e para não passar em branco, a Coordenação de Controle à Hanseníase de Picos realizará durante uma semana, atividades educativas para a população. A abertura acontecerá no dia 22 de janeiro, às 08h00 no Posto de Assistência Médica – PAM- com uma roda de conversa sobre prevenção de incapacidades com os usuários.

De acordo com o coordenador municipal de Controle à Hanseníase, Gilberto Valentim, o objetivo da campanha “Janeiro Roxo” é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença.

“A gente está organizando a semana de 22 a 26, a gente vai ter programação todos os dias. No dia 22 a gente vai ter abertura aqui mesmo do PAM, com os pacientes e alguns familiares, para a gente aproximar os familiares e os pacientes mais do serviço, quando vamos trabalhar a questão da prevenção de incapacidade, as informações necessárias dos cuidados, autocuidados e cuidados específicos com o paciente e seus familiares, para a imunização com o BCG, e no dia 23 a gente vai fazer uma campanha para a diagnóstica do PSF do bairro Paroquial. No dia 24 a gente vai fazer um dia D com a Dr. Hanna, a médica dermatologista. A gente já contatou toda a estratégia de Saúde da família, os colegas estão selecionando casos suspeitos de Hanseníase e vamos nos encaminhar no dia 24 à tarde, a partir de uma hora a Dr. Hanna vai estar aqui no PAM para fazer o atendimento desses casos suspeitos. No dia 25 a gente vai ter uma campanha para a diagnóstica do PSF. Diagnóstico do PSF da Aerolândia em parceria com os alunos da Universidade Federal do Piauí e na sexta-feira a gente vai ter a Blitz educativa ali naquele espaço entre a Igrejinha e o Balão. A gente vai distribuir material educativo, informações, folders, panfletos para a população”, disse.

Confira a entrevista

Gilberto Valentim