A Cáritas Brasileira Regional Piaui voltou a executar Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA BRASIL) na região de Picos. O programa havia sido interrompido há cinco anos e foi retomado no início do ano passado.

O P1+2 tem por objetivo atuar na captação de água de chuva para a produção de alimentos pelas famílias da zona rural. Promovendo a segurança alimentar e a geração de renda. O Programa trabalha a utilização sustentável da terra e o manejo dos recursos hídricos para a produção de alimentos, animal e vegetal.

Segundo afirmou Helvídio Lima, coordenador da Unidade Gestora Municipal (UGM), em entrevista ao Grande Jornal da rádio Grande FM 94,5 os municípios de Alagoinha, Fronteiras e Pio IX foram os escolhidos para a retomada do programa.

De acordo com o coordenador, serão executadas três tecnologias, como cisternas calçadão, cisterna de enxurda e barragens subterrâneas, beneficiando 55 famílias em cada município, totalizando 165 ao todo.

O Programa de Cisternas é uma política pública de acesso à água de beber e de produzir para famílias rurais do semiárido brasileiro e conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Governo Federal.