A Rede Municipal de Ensino de Picos contará, a partir do ano letivo de 2024, com o auxílio de um Sistema Digital Escolar para auxiliar todo o corpo que integra a rede de educação municipal, que vai desde diretores, professores, coordenadores, alunos e até os pais dos discentes.
Segundo a secretária de Educação, Noêmia Marques, a ferramenta digital vem com o objetivo de facilitar o trabalho dos gestores e trazer mais segurança aos pais dos alunos, já que por meio de uma carteirinha digital, é registrada a entrada e saída do aluno da unidade escolar.
“A gente vai estar implantando o sistema que vai ter várias funções, dentre elas, o aluno vai entrar na escola, ele vai ter um cartãozinho, o pai vai receber no celular que o aluno está dentro da escola, quando ele sair, o pai recebe a mensagem da mesma. O sistema também vai possibilitar ao professor o preenchimento da frequência, das notas do aluno, já que não teremos mais diário físico. E isso vai trazer para a gente o feedback na questão pedagógica também”, explicou.
A gestora afirmou ainda que todas as escolas da rede, zona urbana e rural, contarão com o auxílio do novo método digital.
Escola em tempo integral
Outra novidade anunciada pela secretária, foi a implantação da escola em tempo integral em Picos. A Escola Padre Madeira foi a escolhida para ofertar nova modalidade, que receberá cerca de 230 alunos, que ficarão nos turnos manhã e tarde, do ensino infantil, ao ensino fundamental anos iniciais.
Escola Cívico Militar
Noêmia Marques destacou que a Escola Cívico Militar Coronel João Almeida continuará com as atividades no ano letivo de 2024.
Os custos da unidade de ensino, que antes eram amparados pelo Governo federal, passam ser providos, de forma integral, pelo município.
Matrículas
As matrículas da Rede Municipal de Ensino já estão abertas e seguem até o dia 31 de janeiro, e devem ser feitas de forma presencial.