Início Destaque Panorama: Em Picos Gil e Pablo intensificam pescaria de lideranças visando a...

Panorama: Em Picos Gil e Pablo intensificam pescaria de lideranças visando a eleição do próximo ano

Os pré-candidatos a prefeito de Picos que detém a maior quantidade de isca, intensificaram a pescaria em busca de lideranças políticas. Tanto o prefeito Gil Paraibano (Progressistas), que busca a reeleição, quanto o deputado licenciado Pablo Santos (MDB), acompanhados dos seus companheiros, estão jogando seus anzóis em todos os riachos do município

Observando

Os demais postulantes ao comando do Palácio Coelho Rodrigues, Marcos Buriti (PRD), Edmundo Galvão (Psol) e o empresário Cacique, por enquanto estão observam a movimentação na beira do rio e esperam que sobre pelo menos as piabas.

Recompondo o criatório

O deputado licenciado e principal articulador político do prefeito Gil Paraibano, Ado Gil (Progressistas), conseguiu recompor seu criatório de pescado no pesque e pague do pré-candidato a prefeito Pablo Santos (MDB). Na semana passada, Pablo havia jogado sua tarrafa no lago de Paraibano e arrastado alguns lambaris, pois não é que na semana seguinte foi a vez de Aldo armar a rede no barreiro da oposição e conseguir fisgar vários tambaquis.

Aderiram

Segundo fontes palacianas, o prefeito deu carta branca para que Aldo Gil adquira lideranças para o palanque governista. Em uma semana produtiva, o parlamentar conseguiu as adesões do ex-vereador Manoel Vieira (PCdoB), do líder político da região de Torrões, Luís Moura, que trouxe em sua bagarem, os irmãos Raimundo Moura e Luís Moura.

Minimizaram

Alguns integrantes do bloco de oposição ao prefeito minimizaram as adesões conseguidas pelo grupo governista. Segundo um deles, o grosso só chegará para o lado oposicionista no mês de janeiro. O que será que ele quis dizer, em? A coluna dará um litro de mel de Munduri do puro para quem acertar.

Marminino, rum

Pois não é que essa semana surgiu com bastante força nas rodas de conversas da política picoense o nome do empresário e ex vice-prefeito, Edilson Carvalho, como possível pré-candidato a vice na chapa que será encabeçada pelo deputado Pablo. Ficou perceptível em algumas figuras emedebistas e até mesmo de seguidores neristas o desejo de uma engenharia política que possibilite a formalização dessa composição.

Voltou a ser lembrado

Eriberto Barros (Foto: Daniela Meneses)

Outro nome comentado durante os bate-papos, foi do presidente da Câmara, Eriberto Barros. O vereador tem sido bastante econômico quando é questionado sobre sua posição política na eleição do ano que vem. Apesar de demonstrar que está mais inclinado ao terreno da oposição, o parlamentar espera um tratamento condizente com seu peso político.

Apenas projeções

Essas projeções estão sendo feitas pela galera que está mais próxima das cúpulas dos partidos que formam o bloco de oposição à paraibano, partindo da hipótese de o grupo nerista não desembarcar do barco governista ou até mesmo descer, mas de forma fracionada. Como diria um experiente ex-político, que se tratando de eleição, o ano só começa após o carnaval, vamos aguardar o final da festa do Rei Momo.

Prego batido

Em Aroeiras do Itaim está batido prego e virada a ponta. O ex-prefeito e atual secretário de Administração, Wesley de Deus (MDB), será o candidato do grupo governista. Mesmo tendo direito a ir para reeleição, o prefeito Bil de Deus (PT), afirmou à coluna que já assumiu o comando do município decidido que não buscaria um segundo mandato.

Se articulando

O pré-candidato Wesley de Deus ressaltou que vem conversando com todos os integrantes do grupo político por ele liderado, como também com liderança que não estão no seu arco de alianças. O emedebista disse que o seu companheiro de chapa será escolhido após um amplo debate com todos os seus aliados.

Sob nova direção

A Câmara de Vereadores de Dom Expedito Lopes empossou a vereadora Renata Belo (Republicanos) como prefeita do município após a Justiça Eleitoral determinar o afastamento de Valmir Barbosa e da vice Evanir Conrado pela prática de abuso de poder político e econômico e captação ilícita de sufrágio, aquele nomezinho bonito que substitui a palavra ‘compra de votos’.

Presente de natal

A prefeita em exercício ganhou o melhor presente de Natal de sua vida e uma canta cheia de tinta para usar. O ex-prefeito Valmir Barbosa tinha como marca de sua gestão a austeridade e planejamento. Adversários do ex-mandatário assumem que a gestora herdou uma prefeitura equilibrada financeiramente. Dizem que o prefeito cassado não colocava a mão no bolso para fazer gastos desnecessários.

Olha o panetone

Com a decisão da Justiça Eleitoral, a Valdívia Moura e o primeiro suplente Jonilei Borges, ganharam um panetone para celebrar o Natal. A parlamentar era vice-presidente da Casa Legislativa, assumiu a presidência, e o suplente passou a assumir uma cadeira no legislativo dom expedito lopense.

Os tratores

Em Francisco Santos, o prefeito Luís José e o vice-prefeito, Edson Carvalho, estão igual a dois tratores D 8, literalmente falando. A dupla vem conseguindo manifestação de apoio de várias famílias do município, e por último arrancaram das garras da oposição o José Manoel dos Santos, também conhecido por “ Tatá”. O vice-prefeito Edson Carvalho será o nome do bloco governista na disputa da sucessão do atual mandatário da terra dos espritados, como são apelidados os francisco-santense.

Arrastão

O pré-candidato a prefeito pelo grupo de oposição em Massapê do Piauí, o médico Wilton Coutinho, vem realizando um verdadeiro arrastão. Wilton recebeu importantes adesões. As ultimas lideranças que manifestaram apoio ao seu projeto político foram o empresário Ataildo, a professora Roseli, ambos se lançaram pré-candidatos a uma cadeira na Câmara Municipal, e também aderiram os vereadores Nonato de Apolônio, e o presidente da Câmara Municipal de Massapê do Piauí, Marilson, ambos do Progressistas, legenda comandada pelo grupo governista.