Dados da Secretaria de Saúde (Sesapi) apontaram para um aumento da procura de pacientes por exames de doenças sexualmente transmissíveis no Piauí. Entre janeiro e novembro deste ano, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou 17.248 exames. No mesmo período do ano passado foram registrados 14.683 testes. Isso evidenciou um aumento de 17,47%, ou seja, 2.565 exames a mais em 2023.
Segundo a coordenadora estadual da CTA, Cristiana Rocha, os testes realizados na CTA utilizam de uma metodologia ágil, permitindo que os resultados sejam entregues no mesmo dia. Essa rapidez é crucial para a tomada de decisões e início de tratamentos, se necessário.
O Centro disponibiliza de uma série de serviços, incluindo exames e testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C. Além disso, o CTA fornece aconselhamento e orientações às pessoas que buscam pelos serviços.
Diagnóstico positivo
Em caso de diagnóstico positivo para sífilis ou hepatite B e C, os pacientes são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde será realizado triagem e tratamento adequado. No caso de diagnóstico positivo para HIV, a pessoa é encaminhada para os centros especializados, como o SAI do Hospital Natan Portal ou Lineu Araujo, onde poderão fechar o diagnóstico clínico com médicos especializados e iniciar o tratamento, se necessário.
Cristiana Rocha argumentou ainda que os atendimentos disponibilizados a população são gratuitos, bem como visam assegurar a prevenção e cuidado em todas as regiões do estado.
GP1