Em Picos, apenas 30% dos imóveis cadastrados na prefeitura realizaram o pagamento do IPTU referente ao exercício 2023. O secretário de Finanças, Lucas Ibiapina, conta que a pasta tem ainda um déficit de 70% da população que não regularizou seu débito junto com a prefeitura.
“A auditoria do município está com o trabalho de fiscalização e notificação desses débitos. Todo o débito acima de R$: 1.500,00 está sendo notificado, está sendo enviada a notificação para o endereço das pessoas. E tem um prazo de 30 dias para o contribuinte vir aqui na prefeitura e tentar negociar, resolver, parcelar, caso contrário é aberto um processo na dívida ativa do município, aberto um protocolo aqui, vai para a dívida ativa que da dívida ativa já incluído no Serasa, e automaticamente, é subido o processo para procuradoria que é lançado na justiça”, disse.
O secretário faz um apelo para quem ainda não recebeu o boleto, procurar a Secretaria de Financias para ser emitida uma nova via.
“O que a gente pede, o que a gente solicita da população que possa vir procurar a Secretaria de Finanças, a gente está aqui disponível todo dia de segunda a sexta, que a gente pode ver a melhor forma por lei, a gente pode estar tirando juros e multas, pode fazer um parcelamento se o débito é grande, se você tem muitos imóveis, a gente pode estar fazendo um parcelamento aqui junto à prefeitura, a gente quer que o povo esteja em dias com o seu imposto, porque pode gerar problemas depois porque quando vai para a dívida ativa, é lançado em Serasa e na justiça, aí tem que pagar a honorário do advogado”, explicou.
Confira a entrevista completa
Secretário de Finanças, Lucas Ibiapina.