Em visita realizada à cidade de Picos nesta quarta-feira (15), governador Rafael Fonteles (PT) ratificou em alto e bom som que o deputado licenciado Pablo Santos (MDB) é o pré-candidato de sua base aliada na disputa pela prefeitura da “Capital do Mel” na eleição do ano que vem. O petista declarou que não medirá esforços para ver no palanque todas as lideranças que lhe apoiaram na eleição do ano passado.
No momento certo
Quando questionado se já teria tradado do tema com o deputado Nerinho (PT), sua excelência foi bastante econômico nas palavras, mas assegurou que conversará com todos no momento certo. As lideranças ligadas ao gestor esperam ansiosos pela investida do governador ao grupo do deputado.
Recado aos incrédulos
Há alguns integrantes do time do governo municipal que juram de pés juntos que o deputado Pablo não será o nome da base do governador para a disputa do palácio Coelho Rodrigues. Mas após a oficialização do apoio do chefe do Palácio de Karnak os incrédulos já podem se levantarem e cuidarem em vigiar suas bases eleitorais.
Prontos para a caça aos votos
Um entusiasta da pré-candidatura do deputado Pablo Santos, o vereador Hugo Victor (MDB), em conversa com a coluna, assegurou que o conjunto de partidos que darão sustentação ao palanque do deputado está pronto e confiante na vitória nas urnas, independentemente do ingresso do grupo nerista ao bloco.
Cedo demais
Esse colunista indagou o parlamentar se a vaga de vice estaria reservada para um integrante da legião nerista, mas ele ressaltou que não tem autoridade no momento para opinar sobre o tema e caberá ao pré-candidato, em conjunto com os demais líderes, discutirem, mas sua opinião pessoal é que assunto só deveria ser tratado em meados do ano que vem.
Otimista
Sobre o mesmo tema, a coluna ouviu o líder governo municipal Evandro Paturi (MDB). Paturi até que elogiou o pré-candidato da oposição, mas assegurou que a movimentação que vem fazendo o prefeito Gil Paraibano (Progressistas), é consistente, e em sua visão, se a eleição foi hoje a reeleição de paraibano estaria garantida.
Acha injusto
Em relação a uma possível revoada dos nerista do ninho palaciano, o líder governista pontuou que entende como injusto, caso sejam verdadeiros os comentários surgidos de que o governador colocaria a peixeira no pescoço do deputado Nerinho (PT), literalmente falando. Evandro argumentou que os neristas não votaram em nenhum dos candidatos defendidos pelo Palácio Coelho Rodrigues na eleição de 2022 e não ocorreu retaliação por parte do prefeito.
Novidade no ar
Filho do ex-vereador João Militão Rufino, o jovem João Militão Rufino Filho poderá ser uma das supressas na eleição do próximo ano. “Joãozinho”, como também é conhecido, irá concorrer uma das 17 cadeiras em disputa no legislativo picoense na eleição do próximo ano.
Tem herança
Apesar de ser a primeira vez que disputará um mandato eletivo, ele possui uma forte atuação política na grande região do povoado Coroatá. Além de contar com o legado político do seu pai, o jovem tem ainda tem a seu favor o total apoio e incentivo do deputado e pré-candidato a prefeito Pablo Santos.
Luz amarela
O prefeito Gil Paraibano (Progressistas) vem observando a movimentação das oposições com muita tranquilidade. Mas parece que os últimos acontecimentos fizeram com que a luz amarela do Palácio se acendesse. Paraibano já anunciou uma mega programação para o aniversário da cidade, e segundo fontes palacianas, vem mais novidades por aí.
Angu de caroço
No munícipio de Picos, parece que a montagem das chapas proporcionais, tanto no grupo governista, como na oposição, terá angu de caroço. O que se ouve de ambos os lados é querem que a calda sirva meramente de bucha de canhão para eleger os maiorais das legendas.
Indefinição
No lado governista vai depender da posição dos neristas. Caso a legião permaneça na base aliada do prefeito Gil, assim como no pleito de 2020, poderá ocorrer o acordo de cavalheiros e os grupos se ajudarem.
Olha o ren-ren
Pelas bandas da comunidade oposicionista, embora não esteja muito exposto, mas a disputa pela melhor estratégia para se livrar das presas da suína já está nítida, a começar pelo embate pelos holofotes nas primeiras filas da pré-campanha.
Priorizado
Pelo que se comenta nos bastidores da política regional, a pré-candidatura do empresário Josafá Marques (PT), à prefeitura de São Luís do Piauí, está no radar de prioridades do governador Rafael Fonteles. Lá, seu concorrente será o ex-prefeito Renato Pio (Progressistas), que foi um dos coordenadores da campanha do ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (UB), ao Governo do Estado no ano passado.
Não digeriu
Comenta-se que sua excelência nunca digeriu o comportamento do ex-prefeito. Renato Pio, além de atuar fortemente no município, ainda procurou tirar votos de sua excelência em várias outras cidades. O ex-gestor atuou como interlocutor do senador Ciro Nogueira (Progressistas), padrinho da chapa derrotada que foi escabeçada por Silvio. Apesar de Renato manter relações políticas com lideranças que detém sobras no Palácio de Karnak, o governador é sempre categórico, tem prioridade aqueles que tiveram com ele na campanha.