O comando-geral da Polícia Militar espera aumentar o número de policiais militares no Piauí. A expectativa é ampliar dos atuais 7 mil para até 9 mil para os próximos dois anos.
De acordo com o comandante-geral, Cel. Scheiwann Scheleiden Lopes, a expectativa é que sejam chamados entre 500 e mil novos policiais já no primeiro semestre de 2024 para iniciar o curso de formação a depender da situação financeira do estado.
“Poderemos agora no começo do ano chamar mais cerca de 500 ou mil a depender do que o conselho gestor fiscal do estado sinalizar de possibilidade do governador contratar. Nós vamos chamar mais para o curso de formação que vai se iniciar no primeiro semestre do ano que vem”, disse.
A última turma de formação da Polícia Militar concluiu o curso no mês de junho e inseriu 1.105 homens e mulheres para atuar na segurança de diversos municípios. A distribuição levou em conta especialmente os índices de criminalidade que registram taxas elevadas de violência na capital e região metropolitana, e na planície litorânea.
Ainda segundo o comandante, com a chegada dos novos policiais, todos os municípios do Piauí tem, pelo menos, cinco militares. O que diferencia da realidade de alguns anos atrás, quando havia municípios com um ou dois policiais.
“Tinha municipio que tinha um policial apenas, e hoje não temos nenhum que tenha menos do que cinco. A grande maioria tem mais que cinco policiais”, explicou.
O novo curso de formação de policiais deve iniciar no primeiro semestre de 2024.
Fonte Cidade Verde